My Items

I'm a title. ​Click here to edit me.

Câmara de Barcarena aprova criação do auxílio emergencial "Cuida Barcarena"

Por unanimidade e em caráter de urgência, a câmara de vereadores de Barcarena, aprovou na sessão desta terça-feira, 06, o projeto do poder executivo, que prevê a criação do auxílio emergencial "Cuida Barcarena". O projeto pretende beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município em razão da pandemia. A proposta prevê o pagamento de três parcelas de R$ 150, 00, aos que se enquadrarem nos critérios do programa. Poderão receber a ajuda, pessoas que tenham renda de até meio salário mínimo, que esteja regularmente inscrito no Cadastro Único, não tenha recebido o auxílio emergencial do Governo Federal, não tenha vínculo empregatício, não receba Bolsa Família. O texto seguirá para sanção do prefeito Renato Ogawa. Em seguida, será dado início às inscrições e pagamento.

Retomam viagens de barco e ônibus pra Belém sem declaração

Com o fim do lockdown na Região Metropolitana de Belém na segunda-feira, 29, as viagens de barco de Barcarena para a capital paraense, passam a ser normais, sem precisar de apresentar declaração. Essa medida já está valendo a partir desta terça-feira, 30. A mesma liberação ocorre nas viagens de ônibus na empresa Arapari. Embora a retomada, o Ministério Público entrou com medida pedindo que, em até 24h, a Região Metropolitana retome o lockdown. Se isso ocorrer, as viagens poderão ser novamente interrompidas.

Pássaros resgatados em Barcarena são enviados ao Mangal das Garças

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças, recebeu nesta semana várias espécies de pássaros (da ordem Passeriformes), resgatados por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena (Semade), na região do Baixo Tocantins. Dentre as espécies apreendidas em operação da Polícia Civil estão coleirinho, curió, trinca-ferro verdadeiro, graúna, japim-soldado, além de uma espécie atípica da região, o canário, natural do Arquipélago dos Açores e nas ilhas da Madeira e Canárias. Policias civis lotados em Barcarena encontraram diversas gaiolas em uma residência. “Cerca de 20 pássaros foram resgatados, alguns machucados, incluindo uma ave não típica da região, a qual infelizmente, por critérios técnicos, não poderá ser solta na natureza”, contou Keise Pinheiro, diretora de Proteção Ambiental da Semade.

Mais 294 casos de Covid e 2 óbitos em Barcarena em dois dias

Barcarena registrou nesta sexta-feira, 26, seu maior índice de casos confirmados do novo coronavírus, desde o início da pandemia. Segundo boletim da secretaria de saúde, foram 294 casos nos últimos 2 dias. Barcarena-sede lidera entre as localidades com maior quantidade de casos confirmados. Foram 125. Os óbitos também continuam ocorrendo, em barcarenenses internados em Belém. Foram mais duas mortes nos últimos dois dias. Os leitos de covid na UPA 24h estão com 31% de lotação, e o do Hospital Wandick Gutierrez com 30%. Ao certo 41 munícipes foram transferidos para Belém, para tratamento mais aprofundado. Com esses dados, Barcarena já se aproxima de quase 9.500 pessoas que foram infectadas com o vírus. Altas são quase 9 mil.

Desarticulado esquema de exportação internacional de droga em Barcarena

A Polícia Civil, por meio do Núcleo de Inteligência Policial, prendeu na quinta-feira (25) duas pessoas pela prática do crime de tráfico de entorpecentes, na cidade de Barcarena. Com a dupla, foram apreendidos cerca de 120 kg de cocaína dentro de um galpão em Vila dos Cabanos. A carga seria exportada para a Europa dentro de containers com madeira. Os agentes também apreenderam três veículos modelo Hyundai Santa Fé. A investigação aponta que os carros eram utilizados a serviço do crime. Ainda no local, os policiais localizaram cerca de 200 mil reais em espécie, dentro do painel, adaptado para esse fim. No total, quatro pessoas foram presas. Todas são apontadas como envolvidas no esquema, segundo a delegada-geral adjunta de Polícia Civil, Daniela Santos. "Após um ano de investigações, ontem (quinta, 25), a Polícia Civil deflagrou a Operação Mandarim. As diligências ocorreram nas cidades de Barcarena, Benevides e Belém. O resultado desta ação demonstra o incansável trabalho da Polícia Civil no combate às organizações criminosas. Trabalho esse que permanece, garantindo à população paraense o efetivo enfrentamento à criminalidade", destacou a DGA. Além dos três ‘Santa Fé’, um Renault Duster também foi apreendido algumas horas depois, em continuidade às diligências. O veículo foi utilizado para levar o entorpecente para o galpão instantes antes da abordagem, o que foi registrado por filmagens. Com essa apreensão, foi cumprido um mandado de prisão temporária em desfavor de um homem, sob a acusação de integrar o mesmo esquema criminoso, além de mandados de busca em alguns endereços relacionados às investigações, no bojo da Operação Mandarim. Denúncias – A Polícia Civil ressalta a importância da parceria com à população paraense no combate ao crime. Informações relevantes podem ser repassadas, de forma anônima, para o Disque Denúncia 181. Não é preciso se identificar e o sigilo é garantido. Por Agência Pará

Acidente de carro deixa feridos próximo à Pousada Du Rio

Segundo a Polícia Militar de Vila dos Cabanos, um acidente foi registrado na noite desta terça-feira, 23, na Rodovia da Integração, próximo à Pousada Du Rio. Ainda segundo a polícia, o acidente envolveu dois carros e uma moto. Pelas imagens, a frente dos dois carros envolvidos ficou parcialmente destruída. Segundo a direção da UPA 24h, duas pessoas deram entrada na unidade, vítimas do acidente, e os estado de saúde delas é estável. Esta matéria está em atualização

Idosos com 70 anos ou mais de Barcarena tomam vacina já nesta quinta (25)

Nesta terça-feira, 23, Barcarena recebeu do governo do Estado, mais 1950 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, para aplicação em idosos de 70 anos completos ou mais. O cronograma de vacinação será retomado na próxima quinta-feira, 25, e segue na sexta e no sábado. Os locais de vacinação serão: Centro Cultural e Praça da Matriz de Barcarena-sede. Na Vila dos Cabanos, na Praça de Alimentação e na Escola Marcos Martins. Já em Vila do Conde, na UBS Canaã Industrial, e em Itupanema, na UBS Vila Nova, no sábado, 27. O horário em todos os locais é de 8h às 12h. Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Há algumas contraindicações para receber a vacina: não devem se vacinar o idoso que esteja febril, com suspeita de Covid-19 e que tenha pegado Covid nos últimos 30 dias. O idoso que faz uso de medicamento corticóide deve apresentar prescrição médica autorizando a aplicação da vacina. É necessário o acompanhamento de um responsável com o idoso.

Banco do Brasil de Barcarena-sede será fechado e clientes irão para agência da Vila dos Cabanos

Muito em breve, a agência do Banco do Brasil, em Barcarena-sede, fechará as portas. Até dezembro, a unidade deve ser desativada por completo. Segundo informações, aos poucos os funcionários são desligados, até que o último saia, com o fim dos trabalhos. Para esse fechamento de agências, o Banco do Brasil batizou de “reorganização das agências” e “adequações”. Com o fim dos trabalhos da unidade da sede, automaticamente, todos os clientes migram para a agência 3500, que funciona na Vila dos Cabanos. O fechamento faz parte do plano de desativação de 361 agências do Banco do Brasil em todo o país, com a demissão de em torno de 5 mil funcionários. A informação do encerramento e migração de agência de Barcarena, pode ser conferida no WhatsApp do Banco do Brasil, ao indagar se a agência “5698” terá suas atividades encerradas. Uma resposta automática do WhatsApp afirma “sim, sua nova agência é a 3500, mas você pode ser atendido em qualquer agência BB. Suas senhas, chave Pix, cheques e cartões não mudam. Débitos automáticos e pagamentos serão transferidos sem que você precise fazer nada. A qualquer hora você pode conversar comigo e ainda usar o App e Site BB".

Barcarena registra 289 casos de Covid e 2 óbitos

Segundo boletim epidemiológico da prefeitura de Barcarena, divulgado nesta segunda-feira, 22, Barcarena registou seu maior número de casos confirmados da Covid-19. Foram 289 nos últimos três dias. O local com maior incidência da doença foi Barcarena-sede, com 111 casos confirmados. Duas mortes foram confirmadas pelo coronavírus. Transferidos pra Belém foram 49.

Homem entra em obra da Igreja Católica, em Barcarena, e rouba materiais

No sábado, 20, às 12h30, um homem entrou nas obras do Santuário, da igreja católica de Barcarena-sede, paróquia São Francisco Xavier, fez um buraco na lateral do almoxarifado da construção da igreja e roubou materiais. Imagens de câmeras internas da igreja mostram o exato momento em que um homem, de camisa branca e short azul, sai com uma sacola e um galão de água em mãos. A paróquia de Barcarena disse que já foi registrado o boletim de ocorrência na polícia, e que entre os materiais que foram roubados, estavam um computador e uma impressora. O local é onde ocorrem as obras de construção da nova igreja matriz da igreja católica, o que será agora um santuário paroquial.

Barcarena registra 115 casos de Covid, 3 mortes e 41 transferidos pra Belém

Segundo boletim da secretaria municipal de saúde de Barcarena, em dois dias, 115 casos de Covid-19 foram confirmados na cidade. Destes, 105 são em adultos e 10 em crianças. Os maiores casos estão concentrados em Barcarena-sede, com 22 casos positivos. Outro dado preocupante são os de óbitos, que vem ocorrendo com frequência. Nos últimos dois dias, ainda segundo o boletim, 3 pessoas de Barcarena morreram com o novo coronavírus em hospitais de Belém. O boletim ainda informa que 41 pessoas foram transferidas para a capital paraense para ter atendimento mais aprofundado. No Hospital Wandick Gutierrez, os leitos específicos para covid estão com 18% de lotação, com 4 pessoas internadas. Já na UPA 24h de Vila dos Cabanos, a ocupação está em 35%, com 8 pessoas internadas. Também no Hospital e Maternidade Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves - HMARAN, tem pessoas internadas. São 2, com 20% de leitos ocupados.

Barcarena: idosos com 78 anos ou mais tomam vacina neste sábado (20)

Idosos de 78 anos completos e com idades em diante poderão receber neste sábado, 20, a primeira dose da vacina Coronavac contra a Covid-19. Para facilitar, o serviço de drive-thru também estará disponível para vacinar os idosos em seus veículos. Os locais são: Centro Cultural, em Barcarena-sede, com ponto fixo com entrada pela 15 de novembro e drive-thru pela Cônego Batista Campos, entre Magalhães Barata e Santo Antônio. Em Vila dos Cabanos será ponto fixo e drive-thru na praça de Alimentação. Em Vila do Conde, ponto fixo na UBS Canaã Industrial. Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Há algumas contraindicações para receber a vacina: não devem se vacinar o idoso que esteja febril, com suspeita de Covid-19 e que tenha pegado Covid nos últimos 30 dias. O idoso que faz uso de medicamento corticóide deve apresentar prescrição médica autorizando a aplicação da vacina. É necessário o acompanhamento de um responsável com o idoso.