My Items

I'm a title. ​Click here to edit me.

Barcarena recebe vacina e enfermeira é primeira imunizada

Chegou na manhã desta terça-feira, 19, o primeiro lote da vacina contra a Covid-19, em Barcarena. O imunizante foi recebido pelo prefeito Renato Ogawa, a vice-prefeita, Cristina Vilaça, a secretária de saúde, Eugênia Teles, e demais autoridades. Na oportunidade, foi feita a vacinação da primeira pessoa barcarenense. Trata-se da enfermeira Ângela Nogueira, de 37, que trabalha no Hospital Wandick Gutierrez. Neste primeiro momento, Barcarena recebeu 891 doses da vacina, e os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente da pandemia.

Barcarena deve receber ainda nesta segunda a vacina contra a Covid-19

A primeira etapa da vacina contra a covid-19, em Barcarena, está sendo discutida nesta segunda-feira, 18, entre o prefeito Renato Ogawa, a vice-prefeita Cristina Vilaça, a secretária de Saúde de Barcarena, Eugênia Teles, e o ex-prefeito Paulo Alcantara. A vacinação começará nesta terça-feira, 19, conforme plano estabelecido pela Secretaria de Saúde do Pará, e os primeiros a receber o imunizante do Instituto Butantan serão os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente. A vacina está sendo enviada nesta segunda-feira ao Pará e chegará hoje mesmo ao município, onde o prefeito assinará o termo de recebimento. O governo federal enviou para o estado 173.240 mil doses da vacina contra a covid. Desse total, 48 mil doses são destinadas a imunizar a população indígena do estado. Barcarena vai receber do governo estadual, nesse 1º lote da 1ª fase, 891 doses da coronavac. Ainda nesta segunda-feira, o prefeito de Barcarena deve fazer um pronunciamento à população de Barcarena com orientações sobre a primeira etapa da vacinação. Por Ascom PMB

Padre de Barcarena-sede, Idaltino dos Prazeres, é diagnosticado com Covid-19

Na noite desta sexta-feira, 15, a Paróquia São Francisco Xavier, de Barcarena-sede, comunicou que o seu pároco, padre Idaltino dos Prazeres, está infectado pelo novo coronavírus. Segundo a nota da igreja Católica, o diagnóstico foi dado no dia 7 de janeiro e, após realização de exames, foi constatada pequena lesão no pulmão do sacerdote. Por segurança, ainda diz a nota, o padre segue internado para receber acompanhamento médico. Seu estado de saúde é estável.

Barcarenense Felipe Costa é o novo contratado da Tuna como zagueiro

Na manhã desta sexta-feira, 15, a Tuna Luso Brasileira deu as boas-vindas para seu mais novo contratado como zagueiro, para compor a equipe no Campeonato Paraense 2021. Trata-se do barcarenense Felipe Costa. Felipe estava atuando ultimamente no Sport Real.

Governo do Pará libera hoje a 7ª recarga do vale-alimentação escolar para Barcarena

Os alunos da rede estadual de ensino de Barcarena já podem receber a 7ª recarga do vale-alimentação a partir desta quinta-feira, 14. Com mais esta recarga no valor de R$ 80, o governo totaliza R$ 560 já depositados para cada um dos 576 mil alunos da rede estadual, o equivalente a setes recargas.

Autoridades discutem reforma da Igreja de São João Batista, em Vila do Conde

Na tarde de quarta-feira (13) ocorreu uma reunião com John Tuestad, vice-presidente executivo de bauxita e alumina da Norsk Hydro, para apresentar o projeto de restauração da capela mor da Igreja São João Batista da Vila do Conde, em Barcarena. O altar da igreja centenária encontra-se deteriorado. A conversa contou com a participação do padre Milton Souza, pároco da Paróquia São José, que entregou o projeto de restauro ao deputado estadual Bordalo. Também estiveram presentes, Anderson Baranov, vice-presidente de relações governamentais da Hydro, Domingos Campos, diretor de sustentabilidade da empresa e Carlos Neves, diretor de operações de bauxita e alumina. O retábulo da igreja tem mais de 300 anos, é uma peça de arte da segunda fase do barroco. A Igreja é tombada como patrimônio histórico cultural de Barcarena e é a terceira mais antiga do Pará. Tem apelo para o Turismo Religioso e desenvolvimento de Turismo de Base Comunitária.

UFPA oferta 40 vagas em Barcarena para licenciatura em Física, no modo EAD

Termina nesta terça-feira, 12, às 17h, o prazo para inscrições no Processo Seletivo Especial 2021 – PSE 2021-1 da Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferta vagas em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD). Em Barcarena serão ofertadas 40 vagas para licenciatura em Física. A inscrição ocorre, exclusivamente pela internet, no site ceps.ufpa.br.

Vagas de emprego são abertas no Hospital Materno Infantil de Barcarena

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) abriu novas oportunidades de emprego. Todas as vagas são destinadas, também, para Pessoas com Deficiência (PCDs). As vagas são para técnico de enfermagem, enfermeiro e auxiliar de cozinha. Para esses cargos, os interessados podem se candidatar até o dia 15 de janeiro. Para participar, é necessário que o candidato acesse no site da Pró-Saúde o menu "Trabalhe Conosco" e, em seguida, a opção "Conheça nossas oportunidades", clique na vaga desejada e realize a inscrição.

Santos Brasil abre vagas de emprego em Barcarena

A empresa Santos Brasil divulga disponibilidade de vagas de emprego em sua unidade no município de Barcarena. Há vaga para Técnico em Segurança do Trabalho. Ao candidato para essa oportunidade é importante: curso Técnico em Segurança do Trabalho; experiência na função e bons conhecimentos em Pacote Office. O local de trabalho é na TECON VILA DO CONDE - BARCARENA/PA. O horário de trabalho é de turno de revezamento de 8 horas, e o salário é compatível com o mercado. As inscrições para esta vaga vão até 10 de janeiro, e podem ser feitas clicando AQUI. Também há vaga para ajudante de mecânico. O candidato precisa ter: ensino médio completo; experiência na função; conhecimento básico de informática e curso de Capacitação Mecânica e ou/hidráulica - 40h. O local de trabalho é na TECON VILA DO CONDE - BARCARENA/PA. O horário de trabalho é de 07h às 16h48. O salário é compatível com o mercado. As inscrições para esta vaga vão até 11 de janeiro, e podem ser feitas clicando AQUI.

Renato Ogawa toma posse como prefeito de Barcarena

Na noite desta sexta-feira, 01, Renato Ogawa foi oficializado prefeito do município de Barcarena, Nordeste do estado, na cerimônia de posse, realizada no Ginásio Municipal de Barcarena. Cristina Vilaça, viúva do ex-prefeito Antônio Carlos Vilaça, também tomou posse, com vice prefeita. Os 15 vereadores eleitos durante as eleições também tomaram posse. Durante a cerimônia, foi feita a eleição do novo presidente da Câmara de Vereadores, que por votação unânime e em chapa única, elegeu o vereador Júnior Ogawa como presidente do legislativo durante este ano de 2021. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia foi restrita para poucos convidados. O momento contou com a presença do vice governador do Pará, Lúcio Vale, e o Secretário de Estado de Obras, Ruy Cabral. O agora prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, falou dos planos para o município entre os anos de seu governo, que é de 2021 a 2024. "Agradeço a cada barcarenense pela confiança. Representar cada um, é motivo de muito orgulho. Me comprometo a cuidar de nossa cidade e de nosso povo", disse. A vice prefeita Cristina Vilaça, destaca a missão da continuidade da mudança de Antônio Carlos Vilaça. "Vamos trabalhar por todo o povo de Barcarena. Gratidão é a palavra. Agradeço a todos pela oportunidade". Pelo terceiro mandato consecutivo, o vereador Júnior Ogawa disse sobre os trabalhos na Câmara a partir de agora. "Renato e Cristina podem contar comigo para levarmos crescimento a Barcarena". Eleita como a mulher mais votada nas eleições de 2020, pela primeira vez vereadora de Barcarena, Juliena Nobre disse que as expectativas são grandes para o mandato. "Quero honrar todos os 2149 votos que tive, no projeto de fazer o melhor por Barcarena. Obrigado pela oportunidade que deram de mais mulheres no poder", disse.

Júnior Ogawa é eleito novo presidente da Câmara de Barcarena

Durante a cerimônia de posse realizada nesta sexta-feira, 01, no Ginásio Municipal de Barcarena, foi feita a eleição para a presidência da Câmara de Vereadores, para este ano de 2021. Por formação de chapa única, os 15 vereadores votaram a favor da eleição do vereador Júnior Ogawa, como presidente do legislativo de Barcarena.

Nasce primeiro bebê de 2021 no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

O pequeno Ian Kalebe Valera Moraes foi o primeiro bebê de 2021 a nascer no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). Após um parto cesariano, Ian nasceu às 2h11 da manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro, pesando 2,660 gramas e com 46 centímetros. Ian é o terceiro filho da Ariadne Cloquilte Varela, de 31 anos, moradora de Barcarena. Após a alta médica, o bebê poderá conhecer a irmã Andria, de 14 anos, e o irmão André, de 17. Com o esposo Valdo Furtado ao lado, Ariadne descreve a alegria desse momento. “A gravidez foi uma surpresa. Depois de tanto tempo, surgiu o Ian, e veio de presente para mim no primeiro dia do ano. Estamos muito felizes com a chegada dele. Todos na família estão ansiosos para conhecê-lo, principalmente os irmãos que não veem a hora de pegá-lo no colo”, disse a mãe com o sorriso no rosto. A dona de casa deu entrada na unidade no dia anterior devido a complicações durante a gravidez. Por ser um parto considerado de risco, Ariadne permaneceu no HMIB para receber todos os cuidados antes do parto. O Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde desde a sua inauguração, em 2018. O hospital é e referência em casos de média e alta complexidades na região do Baixo Tocantins. Para a médica obstetra Ana Carla Lima, que estava no momento do parto, além do suporte especializado e estrutura adequada, a equipe profissional também atua na humanização do atendimento, promovendo assistência emocional à mãe e todo o cuidado necessário já nos primeiros minutos após a nascimento do bebê. “Convidamos o pai para participar conosco desse momento desde o início. Devido ao parto de risco, uma equipe estava ao lado para dar toda a assistência e acolhimento. De modo seguro, a mãe pôde ter o bebê no colo nos primeiros minutos após o parto”, destacou a profissional. A emoção do primeiro bebê de 2021 no HMIB De acordo com a mãe Ariadne, o momento do parto foi emocionante e com todos no hospital também emocionados pelo nascimento do pequeno Ian durante a madrugada. “Como passamos o ano aqui no hospital, toda a família estava aguardando-o nascer. Contamos juntos os minutos da virada e, logo depois, os minutos para o nascimento do Ian. A melhor coisa foi ver o rosto dele no primeiro dia do ano”, falou a mãe entusiasmada. A pediatra Suellen Fernandes destaca que o parto foi um momento emocionante para todos e, para a equipe do HMIB o significado se torna ainda mais especial. “Começamos o ano com um nascimento, o símbolo da vida e do amor. Ian veio ao mundo e com ele a esperança para todos nós, de novos dias, ciclos e recomeços”, comenta. Por Ascom HMIB