• Jornal Barcarena

Um campeão de Jiu Jitsu mora em Barcarena


Foto: Petrick Santana

Com cerca de 30 medalhas conquistadas em competições de Jiu Jitsu pelo Brasil, o barcarenense Petrick Santana, de 32 anos, comemora mais uma vitória. Ele ganhou medalha de bronze no terceiro lugar do Campeonato Norte e Nordeste de Jiu Jitsu, em Teresina, Piauí, no dia 20 de outubro.

Petrick disputou na categoria Master 1, faixa 1, peso pena, até 70 kg. Trazer essa vitória pra Barcarena para o atleta, é motivo de muita alegria. "Me sinto muito feliz por levar o nome da minha equipe, dos meus amigos e da minha cidade. Estou chegando tão longe em tão pouco tempo, que nunca imaginava isso", disse.


Foto: Petrick Santana

Na paixão pelo Jiu Jitsu, Petrick explica como começou a se interessar pela modalidade. "Faz três anos que eu treino. Essa vontade veio quando eu tinha 19 anos quando eu fazia faculdade. Mas devido o tempo não deu pra continuar. Gostava mas não tinha tempo. Agora, mais estabilizado e com emprego voltei a treinar. Foi então que comecei a me desenvolver e a ganhar as competições. Gosto muito do que faço porque é o meu lazer e não vou parar. A cada ano estou mais perto de alcançar meu sonho que é ir pra fora do país", disse.

Todos os méritos foram alcançados com muito esforço do atleta. Ele já foi bicampeão na Copa Miriti, em Abaetetuba; bicampeão na Copa Açaí, em Igarapé Miri; Campeão Sul Americano, em Belém; Campeão Paraense; segundo lugar na Norte Nordeste, além de três competições internacionais.


Foto: Petrick Santana

O que é o Jiu Jitsu?


O jiu-jitsu é uma arte marcial de origem japonesa. Ela é voltada para o ataque e autodefesa, porém não há utilização de armas em sua prática. O jiu-jitsu é considerado a base de vários combates esportivos modernos e outras artes marciais, entre elas o caratê, o aikidô e o judô.

339 visualizações