• Jornal Barcarena

Terminam neste sábado (01) as inscrições para o auxílio emergencial Cuida Barcarena


Termina neste sábado (1º) o período de inscrição do auxílio Cuida Barcarena, que destinará três parcelas de 150 reais a pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade social, por causa da pandemia de coronavírus. De acordo com a Secretaria de Assistência Social do município (Semas), cerca de 16 mil pessoas já se inscreveram no programa.



A Semas informou que não houve dificuldades no acesso ao formulário de inscrição disponível no site (www.cuidabarcarena.com.br). Nos primeiros dias, a procura foi intensa, mas depois diminuiu ao longo do prazo. A central de atendimento via telefone recebeu uma média de 200 ligações por dia.


A principal dúvida dos usuários foi sobre a retirada do NIS (Número de Identificação Social). O auxílio emergencial será pago a quem tem renda per capta igual ou inferior a meio salário mínimo e que não recebe nenhum benefício dos programas de transferência do governo federal, como o Bolsa Família, além de outros critérios que são exigidos no formulário de inscrição.


O próximo passo do programa é validar os formulários de pedido do Cuida Barcarena.

A Semas vai fazer o cruzamento de dados para identificar os requerimentos que se enquadraram no programa. A previsão é de que dia 9 de maio os usuários possam fazer a consulta individual para saber se serão beneficiados.


O pagamento começa no dia 17 de maio nas agências do Banpará em Barcarena-Sede e na Vila dos Cabanos, obedecendo ao calendário próprio, que leva em consideração o mês de nascimento do beneficiário para definir o dia do recebimento.


O Cuida Barcarena foi um dos projetos apresentados pelo prefeito Renato Ogawa à Câmara de Vereadores, que teve aprovação unânime na casa e foi sancionado no dia 14 de abril. O objetivo do auxílio é ajudar as pessoas mais necessitadas do município.


Por Ascom PMB

127 visualizações0 comentário