• Jornal Barcarena

TCC Jornal Barcarena é aprovado com 10 pela Universidade da Amazônia


Foi apresentado na quinta-feira, dia 12, o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que teve como análise o Jornal Barcarena. Com o tema "Jornal Barcarena: a construção de um produto jornalístico multiplataforma", o formando em jornalismo e proprietário do Jornal, Jhonata Chaves, de 21 anos, defendeu o trabalho na Universidade da Amazônia, Unama Alcindo Cacela.

O jovem explicou como ocorreu toda a produção do trabalho. "Em 2015 eu era vestibulando e já queria prestar pra jornalismo, então criei o jornal inicialmente no Facebook para treinar meu texto, fotos e entrevistas. No último ano do curso, pensando o que fazer no TCC decidi investir no Jornal Barcarena e transformá -lo num site", disse.



O site entrou na rede oficialmente em 17 de julho de 2019. Todo o layout foi pensado para dar facilidade de acesso tanto no computador quanto no celular. Cores que remetem à bandeira da cidade ilustram bem todas as plataformas, como: site, Facebook, Instagram e YouTube.

No site são publicadas matérias de vários assuntos sobre a cidade de Barcarena. O link dessas publicações é compartilhado no Facebook. O site foi pensado para ser multimídia, como fotos, vídeos, texto e hiperlink. Portanto, dentro de algumas matérias há produções audiovisuais que estão no YouTube. No Instagram, são postadas fotos bonitas e elaboradas de Barcarena enviadas pela própria população.

A orientadora do trabalho foi a professora doutora Maíra Sousa, que ficou orgulhosa do resultado. "O Jhonata sempre foi um aluno apaixonado pelo jornalismo e pela cidade dele. Ele foi um menino muito esforçado para dar o melhor. Ele lia, perguntava e gravava o que eu falava pra fazer as correções. Foi todo um trabalho que a gente foi pensando e construindo que culminou na nota 10 dele. O Jhonata é um aluno que faz tudo, o site, edita e produz. Ele é realmente um jornalista multiplataforma, multitarefa. Ele tá de parabéns e eu como orientadora dele, o 10 foi muito merecido", disse.



A banca examinadora do TCC contou com o professor e mestre Antônio Carlos Pimentel, do O Liberal, UFPA e Portal Leiajá/Unama, e da mestrando pela Unama, Giovanna Figueiredo. Após a apresentação do trabalho todos se retiraram da sala para aguardar a nota. Por unanimidade, o TCC Jornal Barcarena foi aprovado com conceito excelente, com nota 10. Com essa nota, o trabalho ganhou a oportunidade de ser publicado na biblioteca da Universidade.

O formando Jhonata disse que não esperava esse resultado. "Eu jurava que ia tirar um 8. Mas veio esse tão glorioso 10 pra coroar quatro anos de muitas alegrias e tristezas, dificuldades, vontade de desistir. Agradeço a Deus, aos meus pais e avós, à minha orientadora que merece esse 10 também. Aos meus amigos Thiago, Glauber e Edson que me ajudaram no jornal e a todos que torceram por mim", disse.

Agora o Jornal Barcarena pretende continuar com produção de matérias sobre o município de Barcarena, e mostrar tudo o que ela tem de bom, mas também suas mazelas e levar informações de serviços à comunidade.

0 visualização