• Jornal Barcarena

Professor Altamir lança livro "As sete meninas"

Foi lançada em Barcarena mais uma obra de literatura do professor Altamir Ferreira de Souza, o livro "As sete meninas". O lançamento foi neste sábado, dia 10, na Pizzaria Trambioca. Familiares e amigos compareceram para apreciar o escritor e ganhar aquele autógrafo.

Altamir, de 91 anos, explica do que se trata a obra de arte. "No romance existe 8 capítulos. O livro fala sobre o período da ditadura militar no Brasil. Foi escrito em três meses, comecei em dezembro de 2018 e terminei em março", disse. O escritor escolheu Barcarena para receber primeiro o lançamento, e explica o motivo. "Aqui é minha terra. Então toda vez que escrevo um livro, penso primeiramente em lançar em Barcarena, como já lancei outros aqui", explica.

Quem escreveu o prefácio do livro, foi o professor doutor e historiador, Leno Guimarães, que se sente emocionado em participar desse processo, por um motivo muito especial. "Foi uma honra enorme porque eu fui aluno do professor Altamir. Foi uma grande escolha porque me senti muito lisonjeado de poder devolver isso em forma de escrita, ensinamentos que me foram passados. Um orgulho. É um trabalho delicioso de ler, uma história tranquila. Foi um prazer poder escrever. Tenho uma admiração pelo trabalho dele, mas também pela vida dedicada à educação, à Barcarena", disse.

A filha de Altamir, Ticiane Coelho, mora nos Estados Unidos há 20 anos. Quando soube que o pai lançaria um livro, veio especialmente para este momento. "O coração tá cheio de alegria de poder voltar pra minha terra, onde nasci, onde está toda a minha família, neste momento especial que é o lançamento. É maravilhoso. Só tenho a agradecer a todos que compareceram e que vão levar o livro pra ler e se deliciar com o romance do papai. É uma alegria estar aqui", disse.

Amazonense, Altamir foi professor por quase 30 anos no município de Barcarena. Lecionou história e geografia nas escolas Cônego Batista Campos, e na então escola Tio Patinhas.

37 visualizações