• Jornal Barcarena

Novo modelo de RG já pode ser tirado em Barcarena


O processo está sendo realizado na Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego – Semute, por meio do agendamento presencial, às sextas-feiras a partir das 8h.


O atendimento será feito mediante apresentação da certidão do usuário, que terá dia e horário para comparecer durante a semana, evitando aglomerações. A 1ª via é gratuita e a taxa de segunda ou mais vias é de R$35,33.



O novo documento pode conter CPF, PIS/NIS/PASEP, ID. Profissional, CTPS, Título de Eleitor, Certificado Militar, CNH, Cartão do SUS e DNI (Para estados que já possuem o documento nacional de identificação).


Além da tipagem sanguínea e fator RH, o atual documento permite, também, a inserção do dado VUNERAVEL/SAÚDE para indicar que o portador possui alguma situação de saúde que comprometa sua vida e sinalizador de maior de 60 anos, bem como alguns símbolos de representação de deficiência visual, mental, auditiva, motora, autismo e síndrome de down.



A nova identidade possui uma película protetora que, além de preservar os dados, dificulta a falsificação, pois ao remover a película para troca de foto, os dados podem ser rasgados ou comprometidos. Outro item de segurança é o QRCODE que permite verificar a veracidade do novo RG.


SERVIÇO:

A Semute fica na Rua João Pantoja de Castro, 73, em Barcarena-Sede. No dia e horário, o usuário deverá apresentar a certidão de nascimento, original e cópia, 2 fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Menores de 16 anos, apenas acompanhado do pai ou da mãe, munidos de documentos.

Todos os outros documentos que podem ser disponibilizado são opcionais e somente serão acrescentados mediante apresentação de documentos comprobatórios e laudo médico das vulnerabilidades.

736 visualizações