• Jornal Barcarena

Nesta quinta-feira é feriado em Barcarena: por que?


Foto: São Francisco Xavier padroeiro de Barcarena

O dia 03 de dezembro é uma data histórica e importante para Barcarena, com seu cunho religioso, que tem a ver com a história da cidade e com a vida de um santo católico chamado São Francisco Xavier.



Este santo é considerado padroeiro do município de Barcarena, tanto pela igreja, quanto pelo poder executivo do município e do legislativo, que declarou o dia 3 de dezembro, como feriado municipal, através da lei nº 808 de 14 de outubro de 1977, assinado pelo prefeito José Pinheiro Rodrigues.



Em 1709, o proprietário da fazenda Gibirié resolveu doar as terras aos padres jesuítas com a condição de não as vender. Ali surgia em torno de uma igreja dedicada a São Francisco Xavier, a missão dos Gibirié.



Foi nesta ribanceira elevada às margens do rio que foi edificada uma igreja que media 55 para 60 palmos de comprido e vinte e cinco de largo.



Até os dias de hoje a devoção continua na Vila São Francisco, com o Círio do padroeiro do município que é realizado no final do mês de novembro e início de dezembro. Por conta da pandemia, este ano não haverá a tradicional procissão.

359 visualizações0 comentário