• Jornal Barcarena

Manto do Círio de Barcarena está pronto. Quem o confeccionou? Conheça!


Faltando um dia para a apresentação do novo manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Barcarena, a curiosidade já toma conta do coração dos católicos da cidade. Quem confeccionou essa obra de arte que cobrirá a imagem nas romarias da festa? É do bairro do Guamá, em Belém, que vem o manto confeccionado pelas mãos de Antônio Sousa. Católico fervoroso, produz o manto para Barcarena há 10 anos.


Seu Antônio explica que descobriu o dom de bordar com a esposa. “Tudo começou com minha esposa, eu a conheci e vi ela bordando. Isso me encantou profundamente. Sempre acompanhei também pela televisão e pra mim sempre foi um sonho muito distante. Então por curiosidade resolvi fazer um e doar para São Domingos do Capim, cidade onde nasci. Vi que teve uma grande aprovação e decidi dar prosseguimento”, disse.




Desde aí seu Antônio confeccionou mantos para círios de vários municípios, inclusive alguns de Belém. Para o artista, é uma grande emoção. “É um êxtase completo. Muita alegria. O coração pula e salta. Chegam momentos que não acredito. Passamos meses trabalhando e quando chega o círio ele está ali, só mais um a apreciar”, disse.


Para confeccionar o manto de Barcarena seu Antônio passou por momentos de muita dificuldade. Ficou mais de 30 dias em coma no UTI e perdeu a esposa. Quando saiu do coma já tinha em mente como seria o manto para Barcarena, que segundo ele, está muito bonito. “É um manto muito especial, depois de receber a graça de Deus e de Nossa Senhora, por estar aqui de volta. Esta peça foi criada com muita gratidão e vocês podem esperar algo muito maravilhoso, criado com certeza para evangelizar, para levar alegria às pessoas, aos filhos de Maria, que como eu, trazem muita gratidão por esta mãe de estrema intercessão que é Nossa Senhora”, disse.




O manto é um dos símbolos de grande importância para os católicos e pro círio. É uma peça de pano com vários detalhes religiosos cheios de detalhes com várias pedrarias e joias que cobrem a imagem de Nossa Senhora. A obra de arte acompanha a imagem da santa em todas as romarias da festa e pelo resto do ano seguinte até a próxima renovação, na festa seguinte. O manto é sempre doado por uma família católica de Barcarena.


Serviço: Apresentação do manto de Nazaré 2019 em Barcarena

Data: 7 de novembro de 2019 - quinta-feira

Local: Igreja Matriz de Barcarena – Cronje da Silveira, entre Matriz e 7 de setembro, bairro comercial, Barcarena sede.

Hora: 19h


222 visualizações