• Jornal Barcarena

Já está no ar o site Jornal Barcarena


Jhonata Chaves na primeira apresentação do TCC. A defesa final é em dezembro de 2019

Entrou no ar em 17 de julho de 2019, o site Jornal Barcarena, um projeto experimental de trabalho de conclusão de curso - TCC, em jornalismo. O trabalho é desenvolvido e vai ser defendido em dezembro de 2019 pelo estudante do 8° semestre de jornalismo, pela Universidade da Amazônia - UNAMA, Jhonata Chaves, de 21 anos.


Morador de Barcarena sede, o estudante relata porque decidiu criar esse site e torná-lo um objeto de pesquisa. "Criei o jornal em 2015 como uma página no facebook porque eu tinha decidido que iria prestar vestibular pra jornalismo. Então queria praticar meus textos desde cedo. Passei em 2016 no vestibular e tudo o que aprendia na faculdade aplicava no jornal. Depois criei um perfil no Instagram e outro no YouTube. Agora no final do curso, pensando no que ia defender, apostei naquilo que já faço e gosto, que é escrever sobre minha cidade, por que não?", disse.


O estudante explica como está o andamento do TCC e como vai funcionar o site. "Estou embasando teoricamente toda a pesquisa com autores que falam sobre jornalismo digital, web, comunitário etc. E a prática é a produção de reportagens multimídias sobre saúde, educação, cultura, lazer, esporte, entretenimento e curiosidades. Criamos também alguns quadros, como o fotos bonitas e elaboradas da cidade, show dos aprovados, estágio e emprego, história de Barcarena e desaparecidos Barcarena. O Jornal Barcarena quer mostrar o que a cidade tem de melhor. Já basta de nossa cidade ser noticiada só por acidentes ambientais e tragédias. Barcarena tem artistas, personalidades, praias, riquezas, história e isso precisa ser mostrado", disse.


A estudante Ana Paula Cunha mora em Barcarena sede e acompanha o Jornal Barcarena pelas redes sociais. Para a aluna, a ideia sobre um site de notícias pra cidade é muito importante. "Acho maravilhosa a iniciativa, pois dá espaço na mídia pra nossa cidade, coisa que a maioria das notícias que vemos nos outros portais é de coisas ruins. Dá espaço pra pontos positivos da cidade e é uma ótima maneira da gente saber do que tá acontecendo", disse.


Para entrar no ar, o jornal contou com o patrocínio do casal Raylson e Edilene Tavares, que pagou o domínio e hospedagem da plataforma. Para Raylson, em tempo de Fake News, o site trará a notícia de forma verdadeira à população. "A construção do site é de fundamental importância pra consolidação de uma notícia real, daquilo que tem relevância pra cidade. Quantas pessoas vão ter as informações de Barcarena nos confins desse mundo com muito mais facilidade e agilidade? E esse piloto vem embasado pelo referencial teórico de um trabalho acadêmico. A temática do TCC é incrível e desafiadora. Poder contribuir com isso, é mais que contribuir com o sonho de uma pessoa, é contribuir com a consolidação de um projeto fundamental pro município de Barcarena", disse.


Você pode acessar o Jornal Barcarena na internet pelo celular, tablet e computador pelo link ,no facebook , no Instagram , e no YouTube.

0 visualização