• Jornal Barcarena

Igrejas de Barcarena mudam rotinas por precaução ao coronavírus


Após publicação e divulgação do decreto municipal do prefeito de Barcarena Paulo Alcântara, na quarta-feira,18, sobre medidas contra o coronavírus, igrejas de várias denominações publicaram notas de como irão agir. Os templos religiosos que recebem em seus cultos e missas centenas de pessoas.


Segundo o decreto municipal, os ambientes devem estar sempre abertos, e seja cancelado qualquer evento, reunião, manifestação com mais de 50 pessoas. Diante disso, as igrejas, preocupadas com seus fiéis, também se pronunciaram.


Paróquia São Francisco Xavier - Barcarena


O padre Idaltino dos Prezeres reuniu com urgência na noite de quarta-feira, 18, com líderes de grupos e comunidades da cidade. Na nota da Paróquia São Francisco Xavier, a igreja suspende suas atividades semanais, e mantém as missas do domingo às 8h e 19h na Matriz.


Uma terceira missa será celebrada às 11h do domingo, para que os católicos se dividam nos horários, com o limite de 50 pessoas. Quem estiver doente, recomenda-se não ir pra igreja. As missas serão transmitidas pelas redes sociais. A comunhão será distribuída nas mãos. Recomenda-se que cada pessoa sente-se com distância da outra.


Desta forma, as demais comunidades também suspendem atividades semanais, com celebrações aos domingos, em ambientes abertos, sem ar-condicionado e com limite de 50 pessoas.


Estão suspensas: reuniões, formações, novenas, terços dos homens, encontros, procissões, festas de padroeiros.


Paróquia São José - Vila dos Cabanos


A paróquia da Vila informa que suspende todas as suas atividades. As que porventura forem realizadas, serão transmitidas pelos meios de comunicação.


Assembleia de Deus - Barcarena


A Assembleia afirma que está tomando medidas para criar novos horários de cultos, redistribuindo as reuniões, e pede aos fiéis com mais de 60 anos que evitem lugares vulneráveis.


Assembleia de Deus - Vila dos Cabanos


Na Vila, a Assembleia suspendeu a programação normal, mantendo apenas o culto dominical da noite, com limite de 50 pessoas. Fica suspenso: reuniões, jejum, ensaios.


Igreja Universal


Em vídeo postado nas redes sociais, a Universal diz que atende o limite de pessoas recomendado pelos poderes, e que se for necessário, aumentará o número de cultos para redistribuir a participação de todos.


Ao entrar no templo é oferecido álcool em gel para todos, e a recomendação é que as pessoas sentem-se deixando uma ou duas cadeiras vazias ao lado. Serão evitadas orações com imposições de mão. Idosos e pessoas com saúde fragilizada devem ficar em casa.


Igreja do Evangelho Quadrangular


Até o fechamento desta matéria, a Quadrangular ainda não havia se posicionado.


0 visualização