• Jornal Barcarena

Igreja Católica de Barcarena reabre para missas com fortes medidas contra a Covid-19


Três meses depois de fechadas e com transmissões pela internet, as igrejas católicas de Barcarena retornaram neste domingo, 05, com as missas presenciais. Em Barcarena sede, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, da Paróquia São Francisco Xavier celebrou sua primeira missa.



A pandemia do novo coronavírus obrigou a suspensão das atividades para evitar a proliferação do vírus. Agora com autorização da Diocese de Abaetetuba, a igreja reabre para suas atividades.


Na entrada do templo, o nome de cada fiel é conferido numa listagem pré-agendada durante a semana, para um limite de 200 pessoas por missa, sendo 50% da capacidade que a igreja atendia antes. O uso de máscaras é obrigatório.



A temperatura dos fiéis é conferida e quem estiver acima de 37,5 graus não é permitido entrar. Álcool 70% é fornecido para que todos higienizem as mãos. Marcações foram feitas nos bancos da igreja pra que as pessoas sentem com 1,5 m de distância uma das outras.


No ofertório, as pessoas não precisam se levantar e formar fila. Agentes da Pastoral do Dízimo e da Guarda de Nazaré recolhem as ofertas de banco em banco. Na distribuição das hóstias, novamente álcool é fornecido e as pessoas não precisam sair do seu lugar.



Quando a missa termina, quem estiver nos últimos bancos são os primeiros a sair, e assim de forma gradual até os primeiros bancos pra que as pessoas não se encontrem, evitando aglomeração. A higienização dos bancos é feita para a missa seguinte.


O pároco da Paróquia São Francisco Xavier, padre Idaltino dos Prazeres, ficou contente com o retorno das atividades, mas disse estar atento aos cuidados com as pessoas. “Momento de gratidão termos a missa presencial. Temos agora algumas medidas especiais pra evitar a propagação do vírus no nosso ambiente. Se for preciso fechar de novo faremos, para preservar a vida de todos”, disse.



Márcia Figueiró acompanhou pelos três meses as missas pela internet. Neste domingo ela pode celebrar presencialmente na igreja. Para ela, uma felicidade incomparável. “Com muita alegria que voltamos. Uma ansiedade enorme. Esse distanciamento que ficamos nesse período só nos fortaleceu na nossa fé de seguir mais ainda Jesus”, relatou.


Para participar das missas, o agendamento antecipado deve ser feito pelo número 91 9234-1487. Dia de segunda e terça-feira é para as missas da semana. Nas quintas e sextas, para as do fim de semana.


Em Vila dos Cabanos, a Paróquia São José, coordenada pelo pároco, padre Milton de Sousa, também retornou com as atividades religiosas neste domingo. Uma série de medidas também foram tomadas para evitar aglomeração e a proliferação do novo coronavírus.



Para participar das missas, basta agendar previamente pelo contato 91 37542788. Os horários de missa na Igreja Matriz são: Domingo às 08:30h e 19:00h, Terça a sexta 19:30h, Sábado às 19h, Sábado (Celebração Penitencial) às 15:00h

80 visualizações