• Jornal Barcarena

Hydro usa tecnologia com raios ultravioleta para prevenir da COVID-19


Foto: Ascom Hydro

Por conta da pandemia da Covid-19, a Hydro está adotando a tecnologia de emissão de luz ultravioleta para tornar sua operação ainda mais segura.


A empresa adquiriu quatro tipos diferentes de equipamentos, que somados, chegam a 213 unidades: o UV Mask, UV Surface, UV Air e o UV Trolley. Cada um deles possui uma função específica e serve para desinfectar equipamentos, superfícies e ambientes.



A Hydro é uma das primeiras empresas no Pará a contar com esse tipo de tecnologia em suas operações. O uso desses equipamentos segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos (CDC).


Javier Torrico, gerente sênior de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Hydro, explica como a adoção desta tecnologia aumenta a eficiência das medidas de controle e prevenção ao novo coronavírus:


"A ação esterilizadora é feita por meio da exposição dos materiais ao raio UV-C, que é encontrado também nos raios solares, em alta potência. As características deste tipo de luz ultravioleta fazem com que ela tenha um efeito altamente eficaz contra bactérias e vírus, eliminando a capacidade de infectar seres humanos. Assim, conseguimos oferecer ainda mais segurança, somando com as mais de 200 iniciativas preventivas já tomadas em nossas unidades", afirma.


Foto: Ascom Hydro

O UV Mask é um aparelho que descontamina máscaras caseiras e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Após serem colocadas dentro do dispositivo e expostas aos raios UV, as máscaras podem ser novamente utilizadas.


A cada ciclo de desinfecção de cinco minutos, quatro máscaras estão prontas para serem reutilizadas de forma segura. Com a demanda crescente por equipamentos de proteção individual, como as máscaras N95 de uso profissional, a reutilização é uma estratégia que traz vantagens de segurança e de operação para a empresa. No total, 34 unidades da UV Mask foram compradas e distribuídas entre as unidades.



Mais tecnologia – O uso da luz ultravioleta como prevenção à COVID-19 chegará à Hydro também com os equipamentos UV Surface (126 unidades), UV Air (52) e uma unidade do UV Trolley.


A tecnologia será empregada na Mineração Paragominas, na Alunorte, na Albras e nos escritórios de Belém e do Rio de Janeiro para descontaminação de superfícies no serviço de limpeza e em oficinas de manutenção das plantas.


O UV Surface é semelhante aos conhecidos detectores de metal de mão e é capaz de remover vírus e micro-organismos de telefones, teclados, painéis e mesas, telas touchscreen, EPIs e outros objetos.


Já o UV Air é um equipamento que reduz em mais de 90% a contaminação do ar e deve ser usado em salas de controle, ambulatórios, restaurantes, recepções e áreas de convivência. Nos escritórios de Belém e do Rio de Janeiro, o aparelho já está sendo utilizado.


O UV Trolley é uma espécie de “carrinho” que será utilizado na Alunorte para descontaminar corredores, restaurantes e vestiários. Seu design permite que a luz ultravioleta seja irradiada tanto na vertical quanto na horizontal. A previsão de chegada deste equipamento na refinaria é até fim de julho.


Por Ascom Hydro

47 visualizações