
Jornal Barcarena
Hospital São José se chamará Centro Médico Adventista de Barcarena a partir de segunda

A partir desta segunda-feira (3), o Hospital Adventista de Belém (HAB) assume efetivamente a gestão do Hospital São José, em Barcarena. A mudança na administração, resultado de uma parceria firmada no início do ano com a Albras e Hydro Alunorte, pretende garantir maior qualidade aos serviços médicos oferecidos aos empregados das empresas, familiares e população em geral.

Com a chegada do HAB, a unidade de saúde passará a se chamar Centro Médico Adventista de Barcarena (CMAB). Os usuários que utilizavam os serviços do Hospital São José continuarão a contar com atendimento de urgência e emergência em clínica médica e pediatria 24 horas, além de diagnósticos com laboratório clínico e centro de exames por imagem.

Gradativamente, ao longo do ano serão oferecidos novos serviços aos usuários.
Os novos administradores já firmaram parcerias para manter os contratos atuais das operadoras de planos de saúde e encaminharam negociações para credenciamento de novos planos com a unidade de Barcarena. A intenção é manter a assistência médica atualmente prestada à comunidade do município.
Uma das novidades imediatas do CMAB é a implantação das ações de humanização de acordo com o Protocolo de Manchester, caracterizado pela postura ética na recepção e em todo o reconhecimento no processo de saúde e adoecimento de um paciente.

Além disso, o centro médico já está habilitado a manter pacientes em observação, sempre que necessário, por período de até 24 horas, e deverá encaminhar os pacientes mais graves diretamente para internação no Hospital Adventista de Belém ou outros serviços, quando necessário.
Uma outra frente de atuação do HAB prevê a implementação, nos próximos meses, de programas de prevenção e promoção de saúde realizados com comunidades locais de Barcarena.

O centro médico já possui leitos de observação na área de emergência adaptados para atendimento transitório de pacientes com suspeita de Covid-19. Os pacientes com sintomas mais severos, como dificuldades respiratórias que exijam oxigenação, por exemplo, serão encaminhados o mais precocemente possível para os hospitais de referência de cada operadora em Belém.
Por Ascom Hydro