• Jornal Barcarena

Hospital Materno Infantil de Barcarena recebe reconhecimento nacional


Foto: Ascom HMIB

Com base em hábitos saudáveis e sustentáveis de alimentação, adotados pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), a unidade recebeu nesta semana o Selo Green Kitchen. Trata-se de uma certificação nacional que reconhece a oferta de um serviço de nutrição que tem como princípio boas práticas sociais e ambientais, além de responsabilidade na produção sustentável e na destinação adequada dos restos alimentares. O selo, que traduzido para o português seria algo como Cozinha Verde, é concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam).

A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conta com o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) que é responsável pela seleção, processamento, produção e distribuição dos alimentos. Por mês, mais de oito mil refeições são produzidas e ofertadas aos usuários, acompanhantes e colaboradores.


Foto: Ascom HMIB

O diretor Hospitalar da unidade, Fábio Machado, destaca o envolvimento da equipe no processo de certificação. "O selo assegura um trabalho de qualidade e comprometimento que a equipe do setor desenvolve dentro do hospital. Nosso êxito vai além de boas práticas, contribuímos também com perspectivas sociais e ambientais para o futuro" afirma Machado.


No HMIB, práticas como separação de resíduos, reaproveitamento de alimentos, cardápio planejado com inserção de verduras e legumes, e orientações de reeducação alimentar são aplicadas diariamente. A definição do menu é avaliada também pelos colaboradores por meio de pesquisa de satisfação.


Foto: Ascom HMIB

A supervisora de Serviço de Nutrição e Dietética, Simone Sakairi, ressalta o planejamento voltado às mudanças de conscientização alimentar e adoção de práticas sustentáveis. "Utilizamos óleo de girassol em 100% das refeições, pois é mais saudável e treinamos toda a equipe acerca do descarte correto de resíduos. Também fazemos o reaproveitamento de cascas de frutas para sobremesas e buscamos proporcionar tipos de refeições saborosas, inclusive com ingredientes integrais. Dosamos as quantidades para equilibrarmos os gastos e incentivarmos o consumo de temperos naturais com fornecedores locais" explica.


Com informações da Ascom HMIB

0 visualização