• Jornal Barcarena

Hospital Materno Infantil de Barcarena realiza mutirão de mamografia durante Outubro Rosa


Foto: Ascom HMIB

Para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama e contribuir com a redução dos índices da doença no Brasil, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) pretende realizar 400 exames de mamografia em mulheres na Região do Baixo Tocantins.



O cadastro, para realização dos exames, será agendado previamente pela Secretaria de Saúde do Estado (Sespa). As mulheres serão encaminhadas ao HMIB, com data e horário marcados, sendo necessário apresentar algum documento com foto e comprovante de agendamento.


Os exames seguem até o final do mês de outubro. As pacientes que apresentarem alguma alteração da mama, por meio do mamografia, serão atendidas por especialistas na unidade para compor um diagnóstico mais preciso, se necessário.



De acordo com Saulo Pontes, Coordenador de Apoio do HMIB. o mutirão possibilitará o acesso rápido e facilitado de mulheres ao exame. "Com a mamografia, os benefícios resultam no melhor prognóstico da doença, com tratamento mais efetivo e maior chance de cura", explica.


Programação do Hospital Materno-Infantil


Em adesão ao Outubro Rosa, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena também irá promover ações educativas sobre o câncer de mama para as pacientes e colaboradoras da unidade, com o intuito de alertar para a prevenção.


Entre os dias 19 e 23 de outubro, a programação do HMIB contará com palestras e atividades na recepção da unidade. As ações acontecem respeitando todas as diretrizes de segurança. Confira:


Data: 21/10

Palestra: A importância da amamentação na prevenção do câncer de mama

Horário: às 09h


Data: 22/10

Palestra: Mitos e verdades sobre a mamografia

Horário: às 11h


Data: 23/10

Orientações: Cuidados, autoexame e prevenção ao câncer de mama

Horário: às 10


Foto e texto: Ascom HMIB

78 visualizações