• Jornal Barcarena

Hospital de Campanha é inaugurado em Barcarena


O Hospital de Campanha de Barcarena já está funcionando e recebeu nesta quarta-feira, 20, os 10 primeiros pacientes a serem tratados com Covid-19. Eles foram encaminhados pela UPA e pelo Hospital Wandick Gutierrez, e agora receberão os cuidados reforçados para serem curados do coronavírus.


O prefeito Paulo Alcântara, ao lado do deputado estadual Renato Ogawa, da secretária de saúde, Eugênia Teles, secretários e vereadores, acompanhou a chegada desses pacientes e inaugurou a unidade que vai dar reforço no combate à pandemia no município. As autoridades visitaram as dependências da unidade que vai funcionar 24 horas, sendo um hospital reformado e equipado com recursos próprios.



Com o avanço da Covid-19 em Barcarena, a gestão municipal pensou em ampliar o tratamento das pessoas com um hospital de campanha para salvar vidas, explica o prefeito Paulo Alcântara. “Esse hospital, com vinte leitos no momento, vai desafogar a UPA e o Wandick. Estamos dentro de uma UTI, onde temos respiradores, leitos clínicos e de UTI, nesse hospital que vai melhorar o atendimento no combate a pandemia no município de Barcarena”, disse.



Foram 30 dias de reforma do prédio que foi doado pela Albras. Além dos recursos municipais, parcerias com empresas ajudaram na equipagem com aparelhos necessários para tratamento de Covid-19 no hospital que terá um atendimento específico, detalhou a secretária de saúde, Eugênia Teles.


“Esse hospital não será porta aberta, pois quem vai receber o barcarenense é a UPA e o Hospital Wandick Gutierrez. Eles farão uma seleção e vão encaminhar para o hospital de campanha, que será retaguarda dessas duas principais unidades do município”.



O deputado estadual Renato Ogawa parabenizou a gestão municipal na luta para garantir a saúde do povo de Barcarena. “Parabenizo o prefeito e a secretária de saúde, bem como toda a equipe de saúde, já que esse hospital é mais uma ferramenta de combate ao coronavírus. Barcarena é o primeiro município que inaugura o seu próprio hospital de campanha e essa atitude eu só tenho a parabenizar e que logo a vida aqui volte ao normal”, disse.


O Hospital de Campanha funcionará 24 horas, conta com 20 leitos equipados e refrigerados, respiradores, profissionais multidisciplinares, desde médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, entre outros. Contém recepção, banheiros amplos, refeitório, lavanderia, para atender pacientes e funcionários.


Por Ascom PMB


294 visualizações