• Jornal Barcarena

Historiador de Barcarena publica artigo em revista de universidade de Minas Gerais


De Barcarena, o jovem Vinícius Ferreira, de 20 anos, alcançou mais um passo importante na sua carreira de historiador e futuro licenciado no curso de história. Ele conseguiu publicar um artigo na revista de história da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, contribuindo para a comunidade científica e acadêmica.


Vinícius explica do que se trata o artigo publicado. “Nosso estudo se debruça sobre livros didáticos de História produzidos no início do século XX e que foram as bases para a educação da época no Pará. Os indígenas portanto nesse período eram tratados como sujeitos ‘pacíficos’, ‘inocentes’, ‘selvagens’, e isso desperta nossa curiosidade, pois os indígenas não se enxergam dessa forma”, disse.


Segundo o futuro professor de história, a publicação terá uma grande contribuição na sua vida profissional. “É muito importante ter domínio sobre a temática indígena, tendo em vista a lei 11.645/08 que obriga a abordagem da história e da cultura dos povos indígenas em sala de aula. Como pesquisador se torna cada vez mais enriquecedor, pois já venho desenvolvendo trabalhos com esse tema e divulgando meu trabalho em alguns estados do Brasil”, disse.


Ver o artigo publicado em uma revista de uma conceituada universidade federal de outro estado, para o historiador, é motivo de felicidade. “É uma revista muito requisitada, considerando a importância da temática. Quando nós historiadores trabalhamos esse assunto devemos ter muito cuidado na escrita, pois estamos tratando de sujeitos que possuem protagonismo. Me sinto feliz pois foi um trabalho desenvolvido a base de muita leitura, reflexão exaustiva e escrita. Isso se tornou possível graças ao Professor Mestre Geraldo Magella, com quem eu compartilhei esses momentos”, disse.


Você pode ter acesso ao artigo e saber um pouco mais sobre ele acessando o link.


0 visualização