• Jornal Barcarena

Filme é produzido em Belém com ajuda de estudante de Barcarena

Atualizado: 15 de Set de 2019


O estudante barcarenense do 6° semestre de história pela Fibra, Vinicius Ferreira, é um dos envolvidos no processo de publicação de um trabalho científico numa revista eletrônica na capital paraense. Trata-se da revista "Visagem", uma plataforma de antropologia, que abrange diversas pesquisas da área e afins.


O trabalho publicado com a ajuda de Vinícius foi desenvolvido de 2017 a 2018 e é parte do projeto de extensão da faculdade, com o tema: “FIBRA vai ao quilombo: conexões de saberes entre comunidade de Itacoã-Mirim e FIBRA”. O estudante ajudou na criação do curta-metragem (filme de até 30 minutos) chamado "Mulheres Quilombolas", gravado na localidade de Itacoã-Mirim, no município do Acará.



Segundo a sinópse do curta, o filme é uma produção que reúne narrativas de mulheres de gerações, ofícios e perspectivas tão diferentes, mas que conectaram suas trajetórias a essa comunidade localizada na região paraense do Baixo Acará. Falar de amor, pertencimento, sonhos, amizade, família, identidade, preconceito e saudades. Seguindo o percurso pelos furos e rios amazônicos, que cotidianamente levam essas mulheres da capital Belém ao seu lar, a produção destaca os dilemas externos e internos enfrentados por essas mulheres na construção de suas trajetórias em busca de propósitos que conectam o individual ao coletivo. Com isso, 17 mulheres foram entrevistadas.


Morador de Barcarena sede, com 20 anos, Vinicius explica de que forma ajudou no processo do filme. "Minha atuação foi com o papel de pesquisador, investigando a comunidade a partir de leituras bibliográficas e vivências dentro da comunidade", disse. O estudante afirma ter vivido uma experiência fantástica com esse projeto. "Me senti muito privilegiado, afinal a experiência de pesquisar esse tema foi uma novidade pra mim, além disso, a professora Alik Araújo, que coordenou esse trabalho contribuiu em todos os sentidos pra que esta publicação na revista fosse possível. A revista 'Visagem' é muito importante dentro e fora da UFPA, por isso me sinto muito feliz por este feito", disse.



O curta-metragem teve direção de Alik Nascimento de Araújo e contribuição de filmagem e edição de 7 alunos da Fibra, dentre eles o barcarenense Vinícius Ferreira. Confira melhor do que se trata esse projeto desenvolvido com a ajuda de um estudante barcarenense, acessando a revista Visagem.


Fotos: Vinícius Ferreira



0 visualização