• Jornal Barcarena

Famílias de Barcarena continuam tradição da fogueira no dia dos santos juninos


Foto: Facebook Dores Costa

Quem sabe muitos pensam que a tradição de acender as fogueiras neste mês de junho, no dia dos santos católicos, já é ultrapassada. As famílias de Barcarena estão aí para mostrar que essa cultura continua firme e forte.



Neste mês, em várias ruas do município, foi possível ver as fogueiras com o seu brilho em homenagem aos santos juninos, seja em 13 de junho, dia de Santo Antônio, seja em 24 de junho, dia de São João, ou 29 de junho, dia de São Pedro.


Foto: Facebook Dores Costa

Ontem, quarta-feira, 29, na Rua Capitão Tomé Serrão, teve fogueira, em homenagem a São Pedro, uma tradição que não pode morrer, explica a professora Aderlina Vieira, que mora na Tomé Serrão.


Foto: Aderlina Vieira

“Nós não podemos deixar que a tradição das festas juninas que fazem parte da nossa cultura e nossas raízes possa desaparecer de nossas gerações e das gerações futuras, porque no nosso tempo de criança, era tão bom nessa época da quadra junina. As ruas e as pessoas eram mais felizes e a cidade era mais alegre e divertida! Se essa tradição se acabar, as gerações futuras não irão saber nem o que significa quadra junina”, disse.


Com a pandemia do novo coronavírus, este ano não teve a dança das quadrilhas juninas, mas, com a vacinação avançando no município, a esperança é que em 2022, com todos vacinados, o mês junino como todos estão acostumados a vivenciar, volte outra vez.

114 visualizações0 comentário