• Jornal Barcarena

Estado concede licença de instalação para Usina Térmica em Barcarena


Foto: Jader Paes/Agência Pará

Na noite desta quinta-feira (3), durante solenidade realizada no Palácio do Governo para entrega de Atos de Concessão de Incentivos Fiscais para sete empresas que irão gerar mais de 4 mil empregos, o governador Helder Barbalho entregou a licença de instalação que permite o início das obras da termelétrica Novo Tempo, localizada na Vila do Conde, em Barcarena. O investimento total é estimado em R$ 1,6 bilhão.



Helder Barbalho explicou que, apesar de produzir e exportar energia, o Estado conta com um desafio na distribuição em determinadas regiões, principalmente para o setor produtivo. O governador ponderou que a termelétrica será uma nova fonte de energia para atender as indústrias.


“É um empreendimento que não apenas vai gerar empregos desde sua construção, mas acima de tudo permitir ao Estado avançar no portfólio energético. É uma ação que vai beneficiar a indústria, as diversas atividades empresariais e, em um momento seguinte, permitir que os benefícios cheguem a cada cidadão já que o projeto mira poder dar acesso ao gás de domicílio e automóvel”, ressaltou.



O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, explica que o processo de licenciamento do empreendimento segue em andamento, com fases subsequentes e avaliações para emissão de novas licenças.


“É uma licença de instalação que, sobretudo, demonstra o processo de diálogo que tem havido entre a Semas, os empreendedores e órgãos técnicos, para que os processos fiquem adequados na fase de estruturação. Existem algumas condicionantes de compensação ambiental. Nesta fase será o pagamento de R$ 10 milhões, que será utilizado para o incremento e suporte das unidades de conservação do Estado”, adianta.


Por Agência Pará

355 visualizações