• Jornal Barcarena

Eleição para conselheiro tutelar é neste domingo


Neste domingo, dia 6, todo o Brasil vai poder escolher os candidatos que vão assumir os postos de conselheiros tutelares, no período de 2020 a 2023. Em Barcarena, a população tem a missão de escolher entre 31 candidatos, sendo 15 de Barcarena-Sede e 16 do Murucupi (Vila dos Cabanos). Quem mora na sede do município, vota no candidato dessa área. Quem mora em Vila dos Cabanos, vota nessa área. Barcarena possui dois Conselhos Tutelares e serão eleitos cinco profissionais para cada localidade. Os portões das escolas abrem 8h e fecham às 17h.


O processo de escolha segue os parâmetros de uma eleição tradicional, e cada eleitor deverá comparecer no local munido de carteira de identidade e título de eleitor. Entretanto, os locais de votação são reduzidos e algumas sessões agregam outras. Por exemplo, a escola Checralla Salim Khayat recebe votantes de mais três escolas municipais, são elas: José Maria de Moraes, Palmira Gabriel e Maria Rosângela Carvalho.


O método de voto é por cédula de votação. O eleitor precisa identificar o nome de urna e o número do seu candidato, impresso na cédula e depositá-la na urna, com cuidado para não haver rasuras. A decisão pelo voto é livre e não obrigatória.


O Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes alerta sobre a importância da participação popular. “É importante que as pessoas saiam de casa para essa decisão, porque trata-se de um órgão que recebe demandas sérias de violações de direitos contra crianças e adolescentes, como abuso sexual, abandono e maus tratos. O encaminhamento requer desse ou dessa conselheira tutelar, compromisso e conhecimento de como proceder para que essa violência seja cessada”, frisou Francinéa Dias, Vice-Presidente do CMDCA.


Para Carlos Aguiar, Presidente da Comissão do Processo de Escolha, a primeira etapa do processo está cumprida, que é a da legalidade. “Agora é a vez da comunidade escolher conforme os critérios morais, pois é a comunidade que conhece de perto o dia a dia dos candidatos, quem age com ética e tem comprometimento com a causa. É importante sempre lembrar que não é um emprego que está em jogo, mas sim quem estará na linha de frente na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes do município durante os próximos 4 anos", disse.


PROCESSO DE ESCOLHA - Todos os candidatos inscritos para o processo passaram pelo período no qual estavam sujeitos a denúncias pela população, o que poderia acarretar impugnação ou não. Os candidatos que concorrem às vagas realizaram formação e também o exame de conhecimento específico sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A etapa final é convencer a população sobre a capacidade de atuação em uma função primordial dentro do Sistema de Garantia de Direitos. Foi impugnada em setembro, a candidatura de Edson Bezerra, de Barcarena sede.


Confira quem são os candidatos:


- Barcarena sede

1. Adeylson Pires

2. Alex Pereira

3. Anderson de Jesus

4. (Impugnado - Edson Bezerra - não concorre)

5. Erivalda Maria

6. Franciellen Silva

7. Genilson Ramos

8. José Júnior

9. Lia Silva

10. Maria da Conceição

11. Samuel Paungarttem

12. Sérgyo Luís

13. Solange Cecília

14. Solange Maria

15. Valdemir Magno

16. Wallan Cristian


- Vila dos Cabanos


1. Ângela Dos Santos

2. Antônio Raniere

3. Celina Gonçalves

4. Cleide Maria

5. Crisley Guedes

6. Franciane Silva

7. Francisco Chaves

8. Helene de Sousa

9. Maria Antônia

10. Rita de Cássia

11. Rodrigo Paes

12. Roselia dos Santos

13. Sandra Maria Barreto

14. Sandra Maria Carvalho

15. Zenaldo Costa

16. Zoraia Maria


Locais de votação


Barcarena Sede:


Checralla Salim Khayat: agrega os votantes da própria escola e das escolas José Maria de Moraes, Palmira Gabriel e Maria Rosângela Carvalho.


Aloysio da Costa Chaves: agrega os votantes da própria escola e das escolas Nossa Senhora Aparecida, Centro Municipal Santa Joana e Nossa Senhora de Nazaré.


Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro: agrega os votantes da própria escola e das escolas José Maria Machado, Jarbas Passarinho, Cônego Batista Campos e Nossa Senhora da Conceição.


Escola Santa Sofia seus próprios votos. A escola Infantil do Cafezal agrega os votantes da própria escola e da escola Nossa Senhora do Tempo.


Estrada


Escola Araticu agrega os votantes da própria escola e da escola Vila do Araticú.


Escola Arapari agrega os votantes da própria escola e das escolas São Felipe e Manoel Nascimento do Amaral.


Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro agrega os votantes da própria escola e das escolas Bom Sossego, João Queiroz Magno, Dom Pedro Primeiro, Arienga (estrada), Des. João Batista G. Campos, Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Escola Profª Maria Amélia da S. Costa agrega os votantes da própria escola e das escolas José Pinheiro Rodrigues e Criança Feliz.


Ilhas

Piramanha agrega os votantes da própria escola e das escolas Furo das Laranjeiras e Laurival Campos Cunha.


Escola Prefeito Laurival Campos Cunha agrega os votantes da própria escola e das escolas Idália da Silva Gurgel e Santa Bernadete.


Escola Flecheira agrega os votantes da própria escola e das escolas Landy e São Francisco.


Vila dos Cabanos

Murucupi

Escola Noronha de Barros recebe os votos da própria escola e agrega os votos da escola Presidente Dutra.

Escola Cônego Francisco Cravo recebe os votos da própria escola e agrega os votos das escolas Zita Cunha, EMEI Narizinho e Nair Dias Serrão.

Escola Marcos Martins Magno recebe os votos da própria escola e agrega os votos das escolas Nossa Senhora de Fátima e Eduardo Angelim.

Escola Wandick Gutierrez recebe os votos da própria escola e agrega os votos das escolas Batista Campos, Pe. José Delgardes, Antônio Clarindo Magno Cunha, Francisco do Nascimento e Santa Rosa.

Escola Laurival Magno Cunha recebe os votos da própria escola e agrega os votos das escolas Dom Ângelo Frozi e Elite.

O SENAI recebe seus próprios votos e agrega os votos do SEI e da UEPA.

Escola São Francisco Xavier recebe os votos da própria escola e agrega os votos da escola Acy de Jesus Barros Ferreira.

Estrada

Escola Nova Santarém recebe os votos da própria escola e agrega os votos da escola São José.


Com informações da Ascom Prefeitura de Barcarena

0 visualização