• Jornal Barcarena

Desenhista de Barcarena expõe quadros sobre o Círio em Belém


Foto: Francy Botelho

A jovem de Barcarena apaixonada por desenhos, Francy Botelho, continua fazendo sucesso. Depois de expor seus trabalhos em história em quadrinhos na Feira do Livro 2019, agora ela mostra seus quadros e seus desenhos na galeria Benedito Nunes, em Belém.


Trata-se da exposição "Cartografia da fé" que traz uma visão cartográfica sobre o processo do Círio na cidade de Belém, com as diferentes identidades que fazem parte da festividade. São nove artistas que expõem seus trabalhos. Dentre eles está a barcarenense Francy. Ela tem 25 anos, é estudante do curso de artes visuais e tecnologia da imagem, pela Universidade da Amazônia. É designer profissionalmente, e na arte de desenhar e fazer quadrinhos, trabalha como freelancer.


Foto: Ad Gomes

A artista explica quais são as obras de arte que o público pode contemplar feitas pelas mãos dela. "Estou com três ilustrações digitais na exposição. Elas se chamam 'O amor', 'A casa' e 'O anjo'. A ilustração central mostra Nossa Senhora de Nazaré, uma moça jovem acalentando o menino Jesus no colo. As outras duas imagens são um complemento. Elas mostram outras duas mulheres que representam outras mães que de alguma forma fazem as coisas pros seus filhos. Seja orando por eles, fazendo promessas, carregando no colo. Eu procurei mostrar um pouco do que vi quando caminhei no Círio e que é símbolo da fé dos paraenses", explicou.


Foto: Ad Gomes

Numa exposição com uma vasta diversidade de linguagens artísticas, Francy se destaca com suas ilustrações digitais. Participar de um evento como esse traz para a artista um sentimento de paz e alegria, explica Francy. "Essa exposição tem uma energia muito diferente. Tem algo muito particular e íntimo para os paraenses que é o Círio de Nazaré. Sem falar que a galeria Benedito Nunes é um espaço muito importante. Me sinto feliz e honrada de poder expor com artistas renomados. É muito marcante pra mim", disse.


Foto: Ad Gomes

Serviço Exposição "Cartografia da Fé" Data: até 1 de novembro Local: Galeria Benedito Nunes – Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Batista Campos, Belém Visitação: das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira

290 visualizações