• Jornal Barcarena

Como ficam missas e cultos diante do decreto estadual da abertura de igrejas?


O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou na última sexta-feira, 29, o plano de reabertura das atividades não essenciais no estado. O plano terá cinco etapas, e será colocado em prática de acordo com o cenário da Covid-19 em cada município.


Segundo o projeto, as regiões metropolitana de Belém, parte do Marajó e a região do Araguaia já podem abrir shoppings centers, igrejas, salões de beleza e comércio varejista desde o dia 1º de junho. Barcarena está dentro dessa região autorizada.



Mas, cada prefeito das cidades dessas regiões aptas, darão suas diretrizes para os munícipes. Em Barcarena, o comércio não essencial continua fechado, por decreto. As igrejas continuam com a recomendação de não realizarem cultos e missas.


Com a autorização de abertura dos templos religiosos, líderes de principais igrejas do município comentaram como procederão daqui pra frente.


Igreja do Evangelho Quadrangular


A pastora Elisa Almeida informou que a igreja aguardará as diretrizes da gestão municipal de Barcarena. “Vamos aguardar o que o prefeito deverá publicar. Enquanto isso, nossos cultos seguem online, mas já planejamos medidas caso haja reabertura. Vamos ter uma quantidade reduzida de pessoas nos templos, as pessoas deverão usar máscara, manter o distanciamento, usar álcool gel, e vamos disponibilizar uma pia para higienização”, disse.



Paróquia São José – Vila dos Cabanos


O pároco da Paróquia São José, Milton de Souza, informou que aguardará as diretrizes da prefeitura, mas que a Diocese de Abaetetuba já enviou suas recomendações para as igrejas católicas, mantendo suspensas as atividades religiosas até 30 de junho. Com isso, as programações continuarão online.


Assembleia de Deus – Barcarena sede


O vice presidente da Assembleia de Deus – Barcarena sede, pastor Smith Ribeiro, informou que a igreja já reuniu para passar as diretrizes, mas que aguarda o posicionamento do prefeito. Com isso, as programações continuarão online.


Um novo decreto municipal deve sair ainda esta semana para dar as recomendações aos barcarenenses quanto ao comércio e às igrejas.

0 visualização