• Jornal Barcarena

Católicos de Barcarena celebrarão Corpus Christi sem tapete e sem procissão com o povo


A celebração de Corpus Christi para os católicos será diferente este ano. A festa católica que celebra o corpo e o sangue de Jesus não contará com o tradicional tapete de serragem pelas ruas, muito menos a procissão.


Tudo por conta da crise der saúde instalada pela pandemia do novo coronavírus. Para preservar a saúde dos católicos, as missas serão virtuais.



Em Barcarena há duas paróquias – uma junção de várias comunidades católicas. Na Vila dos Cabanos há a de São José, e em Barcarena sede a de São Francisco Xavier. As duas ficam na administração de uma diocese, no caso a de Abaetetuba, gerida pelo bispo Dom José Maria.


A diocese não permitiu nenhuma atividade religiosa até o dia 30 de junho, e com isso, a festa de Corpus Christi, que será nesta quinta-feira, 11. Mas para manter o dia santo para os católicos, as paróquias de Barcarena estão se organizando para celebrar.



Paróquia São Francisco Xavier - Barcarena


Na paróquia São Francisco Xavier não haverá procissão e nem tapete. Uma missa será celebrada às 18h com igreja Matriz fechada inicialmente, tudo transmitido pelas redes sociais da igreja. No final da missa, a partir das 19h, será feito a distribuição da eucaristia para os fiéis.


Paróquia São José – Vila dos Cabanos


Na Paróquia São José não haverá tapete. Uma missa será celebrada às 17h30 na igreja de Nossa Senhora das Dores, sem a presença do povo. Tudo será transmitido pelas redes sociais da igreja.


Por volta de 18h30 uma procissão com o ostensório em um carro deve percorrer principais ruas da Vila dos Cabanos. Os fiéis são aconselhados a enfeitar a porta das casas e saudar a hóstia santa.



Na Germano Aranha fiéis podem esperar a passagem da procissão em seus carros para receber a benção, desde que todos estejam de máscara, os automóveis estejam em fila e com identificação, como por exemplo, lenços brancos.


Para recordar, confira como foi a confecção do tapete em 2019 em Barcarena sede.



0 visualização