• Jornal Barcarena

Católicos de Barcarena acordam cedo para fazer missão

Atualizado: 21 de Ago de 2019

Programação faz parte dos festejos de 25 anos das Santas Missões Populares na cidade.


Ainda nem amanheceu e está tudo escuro. Eles não esperam o sol nascer. Fogos de artifício e o som dos tambores anunciam que fiéis católicos realizam alvoradas se preparando para a missão. A programação acontece em várias comunidades de Barcarena. Os festejos fazem parte da comemoração dos 25 anos das Santas Missões Populares na cidade.


A Janaína Oliveira é da Guarda de Nazaré. Ela foi com um instrumento para a Praça da Matriz para tocar junto dos amigos que estavam com bandeiras e tambores. Para a religiosa, é muita emoção participar da alvorada. "Primeiro, agradeço a Deus por esse dia maravilhoso. Me sinto muito feliz porque desde criança que acompanho as Santas Missões Populares, com minha família, meus pais e irmãos. Por isso é um momento único pra mim. Não perco de jeito nenhum", disse.


O pároco da Paróquia São Francisco Xavier de Barcarena, padre Idaltino dos Prazeres, explica o sentido dos louvores nas madrugadas da cidade. "Significa o despertar para quem está adormecido e se colocar diante da graça de Deus, para que o Senhor possa reinar nos seus corações e iluminando com seu amor e misericórdia", disse.




Sobre os festejos de 25 anos, o padre avalia como momento de graça para a igreja. "É a celebração jubilar de tantas comunidades que nasceram devido as visitas missionárias, e o empenho de muitos missionários. Celebrar os 25 anos é reconhecer essa trajetória que nossa paróquia desenvolveu ao longo destes anos. Também é impulso para que a missão nunca pare e alcance famílias que necessitam da graça do Senhor", disse.


Dona Maria Botelho tem 80 anos e se lembra com saudade do tempo de juventude que acompanhava as Santas Missões. “Naquele tempo acordávamos muito cedo, convidávamos os amigos, vizinhos e todos da família. Dava muita gente. Eu pegava um tambor e saía batucando. Era muito legal. Sinto muita saudade de participar. A hora que eles passarem na frente de casa irei atrás, pois eu gosto muito da Santa Missão”, disse.


Santas Missões Populares


É um movimento católico nascido em 1990, no município de Xinguara, no Pará. Louvor, pregação do evangelho e muita animação são as características dos fiéis, sem contar da mais marcante, as batucadas nas madrugadas. O movimento se expandiu para outras cidades e pelo país inteiro. Em Barcarena a Missão Popular começou em 1994, completando neste ano, 25 anos. Para comemorar o momento, uma programação especial ocorre na igreja de Barcarena, com encerramento no próximo domingo, dia 25.

0 visualização