• Jornal Barcarena

Círio de São Francisco Xavier será neste domingo e local de saída muda

Atualizado: 25 de Nov de 2019


Foto: Ascom PMB

Este domingo, dia 24, será de homenagens ao padroeiro do município de Barcarena, São Francisco Xavier. A tradicional devoção ocorre há mais de 200 anos nestas terras. É o momento em que católicos da cidade rendem graças ao santo da comunidade que tem o mesmo nome.

A festividade começou desde o dia 17 de outubro com as peregrinações nas comunidades da paróquia São José Trabalhador. Para este Círio, uma missa está marcada para as 8h no Porto de São Francisco para a saída da procissão pelas ruas da comunidade. Durante o percurso, várias famílias prestam homenagens ao padroeiro com casas enfeitadas, promessas e queima de fogos de artifício.

Por muitos anos a imagem do santo chegava em Barcarena sede no sábado que antecedia o Círio. Era a procissão rodoviária pelas ruas da Vila dos Cabanos, até a sede da cidade. No domingo pela manhã saía da Igreja Matriz de Barcarena, e pelo Terminal Hidroviário dava início ao Círio Fluvial até a vila do santo. De lá, o Círio terrestre seguia até a igreja de São Francisco.

Mas em 2019 houve mudanças. Todo esse trajeto deixou de existir, dando lugar apenas a visitas em novembro do padroeiro nos órgãos públicos de Barcarena sede. E para o Círio, uma missa no Porto da Vila São Francisco. O pároco de São José Trabalhador, Padre Milton Trindade, explica os motivos da mudança. "Foi diminuído o trajeto da procissão pra facilitar a participação das pessoas. O outro motivo é que a programação é uma atividade da paróquia São José. Portanto, não temos que envolver a paróquia São Francisco numa atividade que não foi programada pela mesma. Até porque a mesma tinha terminado sua festividade. A coordenação da festa refletiu outras dificuldade que enfrentam e chegaram a esta decisão", disse.

Após o Círio, uma semana intensa de atividades ocorre na igreja de São Francisco. Dia 1° de dezembro tem show com o cantor católico Cosme, às 20h. Até o dia 02 de dezembro missas ocorrem com vários padres às 19h. O Círio das crianças está marcado para o dia 29, às 17h, saindo da escola São Francisco. O encerramento da festa é no dia 3 de dezembro, dia dedicado ao santo. Haverá missa solene às 10h. O encerramento é às 17h com a procissão pelas ruas da localidade.

Para celebrar todos esses momentos, a igreja passa por uma série de ajustes para deixar mais bonita a aparência para receber os fiéis do santo.

Serviço: Círio 2019 de São Francisco Xavier Data: 24 de novembro de 2019 - Domingo Hora: 8h Local: Porto de São Francisco

0 visualização