• Jornal Barcarena

Bebês nascidos em Barcarena tem fotos expostas no Aeroporto de Belém


Foto: Otávio Henriques

Entre chegadas e partidas, os passageiros no Aeroporto Internacional Val-De-Cans – Júlio Cezar, em Belém, tem a possibilidade de conferir a exposição fotográfica itinerante "Eu, depois de ti", do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). A mostra pode ser apreciada no segundo andar, próxima ao saguão do aeroporto, até o dia 29 de setembro. A exposição é fruto de uma parceria entre o Materno Infantil e a Infraero.

A exposição do fotógrafo Otávio Henriques surge de uma parceria do profissional com o Hospital, e revelam o seio familiar e o convívio de cada mãe com seus filhos, estes que vieram ao mundo por meio do atendimento humanizado e assistência à saúde do HMIB. O fotógrafo quis retratar, de maneira mais sublime, o contato pós-parto entre a mãe e bebê no ambiente familiar, após a alta hospitalar.

As fotografias também visam ampliar as informações sobre a cultura local e ressaltar a importância dos serviços de saúde na vida de diferentes famílias. As fotografias, escolhidas pelo fotógrafo junto a equipe da unidade, abordam histórias de sobrevivência de bebês que nasceram no Materno-Infantil de Barcarena e que, por meio de um atendimento humanizado, tiveram novas perspectivas de vida.

No Aeroporto de Belém circulam cerca de cem voos por dia, com capacidade para receber 7,7 milhões de passageiros por ano. Durante a exposição, o visitante pode apreciar diferentes aspectos de todas as personagens dessas histórias e transparecem olhares, encontros, sorrisos, gestos e momentos de alegria, no cotidiano e do modo de vida, de cada uma das oito famílias participantes do projeto.

Para os colaboradores, que acompanharam a estadia das mães e bebês durante a internação na unidade, e que também são parte integrante desse acolhimento, a exposição reforça a missão social do hospital. “Para nós é muito gratificante acompanhar cada grama de peso que o bebê ganha, a cada mamada no seio materno, e cada toque pele a pele que mães e bebês trocam criando um vínculo único de amor. Somos gratos em poder contemplar esse resultado na vida dessas famílias”, declara o coordenador de enfermagem, Nataliel Miranda.

A ação releva a identidade de cada paciente, mas também, evidencia o meio social em que vivem, com o intuito de transparecer um olhar contemplativo sobre o alcance e o papel da saúde pública em regiões mais distantes. Regiões essas que são acolhidas pela abrangência da Maternidade de Barcarena, unidade referência em atendimento de alta e média complexidades na região do Baixo Tocantins. “Algumas reflexões nos fazem entender que uma prática assistencial centrada no cuidado do paciente é muito importante para o restabelecimento de sua saúde, conta a diretora técnica Mary Lucy Melo.

Serviço:

Exposição “Eu, depois de ti” no aeroporto internacional de Belém

Quando: de 12 (a partir das 15h) a 29 de setembro Local: Aeroporto Internacional de Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro, em Belém Endereço: Avenida Júlio César, s/n - Val-de-Cans, Belém (PA)


Com informações da Ascom HMIB

0 visualização