• Jornal Barcarena

Barcarenense Lorran Marques é sucesso com prêmios em dança pelo Brasil


Nascido em Barcarena, mais precisamente apaixonado pela Vila do Conde, onde morou por anos, Lorran Marques, de 23 anos, faz sucesso Brasil a fora, dançando Breaking e FitDance. Nessa paixão pela dança, já conquistou diversos prêmios e colocações em concursos e apresentações pelo país. 


O jovem explica que desde adolescente começou a gostar desses estilos de dança. "Comecei a me interessar pelo breaking a partir dos meus 13 anos, quando tive contato através de grupos musicais e filmes. Então fui me interessando e procurei aprender mais, conhecer como funcionava, como fazia os movimentos. E aí comecei a praticar sozinho no pátio de casa. Com o tempo fui conhecendo mais pessoas que praticavam o breaking e fui aprendendo mais coisas e participando de competições. Já o fitdance, trabalho há 3 anos com aula de ritmo. Cheguei a dar aula em Vila do Conde, Pioneiro e em quase todos os bairros de Barcarena", disse. Com isso, são 9 anos dançando breaking e 9 meses no fit.




Lorran viajou pela primeira vez para Fortaleza, no Ceará, por meados de 2015, para buscar mais oportunidades no cenário da dança nos estilos que gosta. Atualmente é aluno do 4° semestre de educação física, na Unip, em Belém. Mas vai transferir o curso para Fortaleza, para ficar mais próximo do que ama fazer que é dançar. "Costumo dizer que o breaking salvou a minha vida. Digo que tudo que sou é graças ao breaking. Cheguei a cursar letras-espanhol na UFPA por três semestres, mas não era o que eu queria. O breaking me ensinou muita coisa como princípios, como se comportar, a ter objetivo, a ter foco. Pra mim o breaking é tudo, é a minha vida. Se um dia eu parar de fazer isso, é só quando eu morrer mesmo. Amo o que faço, tanto que largaria tudo pra escolher o breaking", disse.


No Pará, o jovem participa dos grupos "Abaeté Crew" e BC Crew". No Ceará, participa do Instituto Criativo Crew. Lorran já deu aula para jovens em projetos como "Mais Educação", "Jovens do Futuro" e em demais projetos no Ceará. Para ele, dar de graça o que recebeu de graça. "Hoje levo pra mim que se algo foi me dado de graça, não vou cobrar dos outros", disse.




Durante toda a carreira, viajou pelo país participando de competições, e em muitas saiu campeão. Esteve no Red bull bc one cypher Brasil, em Macapá; Break the floor América Latina, em  Manaus; Chelles Battle Pro, em Goiânia; Festival Cearense de hip hop, em Fortaleza; foi 2° lugar na Qualificatoria Quando as ruas chamam, em Belém; foi 1° lugar no Atitude Battle 5 vs 5 com a Abaeté Crew, em Breu Branco-PA. Foi bi- Campeão do All Dance, em Belém. Foi 1° lugar no Canindé hip hop Battle 2Vs2 junto com bboy Pitchula, em Fortaleza; 2° lugar na Batalha do galpão e Bi- Campeão do coreto Breaking Cypher, em Moju - Pará. Esses são apenas alguns dos dos eventos que Lorran participou. O artista promete voltar em outubro à Barcarena  para participar do evento King of the crown.





O que é o breaking e o fitdance?


O Breaking é um estilo de dança de rua, parte da cultura do hip-hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. Normalmente dançada ao som do hip-hop, funk ou breakbeat. Já o  Fitdance é um programa de dança e diversão. Um programa que torna a vida mais divertida por meio da dança. Faz com que quem o pratica se movimente, dance e agite o corpo e a mente, elevando o bem-estar.


Parabéns ao Lorran Marques. Sucesso e muito obrigado por representar nossa cidade.


Fotos: Lorran Marques

694 visualizações