• Jornal Barcarena

Barcarenense Gil Moia faz sucesso no Rio de Janeiro


Natural de Barcarena, o jovem cantor Gil Moia está com uma extensa agenda de shows no Rio de Janeiro, e faz sucesso. Um dos motivos da fama é o lançamento do novo single, intitulado "Areia", que ocorreu em 17 de julho de 2019.


Gil Moia nasceu em Belém e foi morar em Barcarena sede nos primeiros anos de vida. Com pelo menos 15 anos de idade morou na Vila dos Cabanos. Com essa mesma idade começou a tocar violão. O talento de Gil vem da família que trabalha com música. O artista tocou nas praças de Barcarena, quintais de famílias e no sarau cultural. Os estilos que toca mistura influências de Nilson Chaves, Ted Max, João Gilberto e Lupicínio Rodrigues, em uma mistura que soma o indie e o rock. A arte esteve sempre presente na vida de Gil, pois também foi professor de artes marciais, dando aula de aikido e parkour. Atualmente, faz 9 meses que o artista está no Rio de Janeiro, no trabalho do lançamento do novo single e de um EP.


Sobre o lançamento da canção "Areia", o cantor explica do que se trata a composição. "Fiz a música numa tarde. Acordei e simplesmente a música já estava pronta em minha cabeça. Desde criança eu ia pela vila manteiga de bicicleta comprar algumas coisas. Então por lá eu ouvia histórias de pescador e do cais, e assim transformei em música", disse. O single é uma produção de Hugo Noguchi.


Sobre a repercussão do sucesso, Gil diz sentir-se muito contente com o apoio. "Me sinto muito bem. Agradeço a todos que estão me ajudando, tanto as pessoas de Barcarena, quanto do Rio de Janeiro. Isso se deve a um constante trabalho nosso. Fico lisonjeado, agradeço a todos que compartilham, assistem e dão um retorno. Achei bacana como as pessoas tem recebido. O povo de Barcarena se mostrou muito acolhedor ao meu trabalho, mesmo morando longe. Vejo que você gastar um tempinho pra falar algo bom de alguém, isso é muito valoroso e valioso. Acho que a humanidade vai chegar num nível legal, quando as pessoas pararem pra ver as coisas boas que os outros tem", disse.


Questionado sobre a saudade de Barcarena, o cantor disse que um dia voltará à sua terra natal para rever suas belezas e amigos. "Penso na minha cidade todo dia. Tenho vontade de voltar, rever todo mundo, tomar açaí. Barcarena é meu amor", disse. Enquanto isso, Gil trabalha no lançamento do EP, chamado "Baile da Chuva", que é cheio de significados, explica o cantor. "A influência vai de tocar canções de compus quando morava em Barcarena. Tem muita coisa regional e de relacionamento, que eu transformei em música e poesia. Coisas também que fiz pensando na minha avó", disse.


E é assim, com esse jeito simples e cheio de saudades de Barcarena, que Gil Moia vai cantando e encantando os cariocas, enchendo de orgulho os barcarenenses. Sucesso, Gil! Confira a seguir, a canção "Areia".





Fotos: Gil Moia

570 visualizações1 comentário