• Jornal Barcarena

Barcarenense é campeão mundial de Karatê na Itália


Foto: Marcos Henrique

Vindo de Vila dos Cabanos, mais precisamente do bairro Novo Horizonte, um campeão mundial de Karatê conseguiu se consagrar. Marcos Henrique, de 21 anos, atua há 14 anos nesse esporte. Por toda a sua dedicação, alcançou o primeiro lugar no 1° WKMO World Cup, na Itália, entre os dias 21 a 24 de novembro.

Marcos disputou as modalidades de faixa preta profissional. Saiu campeão em Kata - que é uma luta imaginária com apresentações de técnicas - e em kumite - que é a luta. Mais de 30 países participaram do evento, porém Marcos mostrou seu talento e saiu com ouro.


Foto: Marcos Henrique

Para o atleta, estar presente na competição, mostra a qualidade da população barcarenense. "Isso mostra que Barcarena tem capacidade, tem atletas qualificados para participar de campeonatos mundiais e brasileiros. Isso é muito gratificante e vai abrir muitas portas pra outros atletas se motivarem também a levarem o nome de Barcarena", disse.

Logo quando amigos e familiares souberam da vitória de Marcos, ficaram alegres e deram todo o apoio e parabenizações ao atleta. Para ele, esse reconhecimento é sinônimo de gratidão. "Me sinto lisonjeado pelo fato que estamos tendo um reconhecimento diferente não só no meu nome mas no esporte. O carinho das pessoas é muito emocionante pelo fato que isso não é uma vitória só minha, mas de Barcarena", disse.


Medalha de ouro conquistada no campeonato || Foto: Marcos Henrique

Pelo amor ao karatê, Marcos é responsável por um projeto social no Novo Horizonte, onde dá aulas para quase 60 crianças e adolescentes, na comunidade católica Jesus Misericordioso. Trata-se do projeto Donokachi - que significa "Caminho da vitória". O local funciona três vezes na semana, segunda, quarta e sábado, com alunos de 5 até 21 anos de idade. A comunidade fica na PA 483, entre o Pioneiro e o Novo Horizonte. Para mais informações: 9 8443-0361.


Para receber Marcos com festa, uma carreata está marcada para sábado, dia 30, às 9h, com saída do porto de São Francisco.

Agora com medalha de ouro, Marcos continua nos seus trabalhos com os jovens e mostra que é possível haver em Barcarena um campeão mundial de Karatê. Parabéns, Marcos! Sucesso!

1,441 visualizações