• Jornal Barcarena

Barcarena ganha UBS fluvial para atender ribeirinhos


Chegou de Manaus, na manhã desta quarta-feira, 12, a Unidade Básica de Saúde Fluvial Nazaré Lira. A unidade fluvial levará assistência em saúde às famílias ribeirinhas de Barcarena.



A unidade contém recepção, consultório médico, odontológico, sala de procedimentos, de vacina, laboratório e ultrassonografia, farmácia, cozinha, cabines com leitos para os servidores, num total de 24, além de salas para coleta de preventivos e internet via satélite.

O prefeito Paulo Alcântara destacou o trabalho iniciado quando Vilaça ainda era vivo. “O sonho está realizado. Se estivesse aqui, Vilaça estaria muito feliz. Em tempo de pandemia, essa UBS chega em boa hora para controlar mais ainda esse vírus e atender a população ribeirinha que tanto precisa”, disse.


Regiões ribeirinhas de Barcarena contam com Unidades de Saúde, mas para complementar os serviços, a gestão amplia os atendimentos com a UBS Fluvial. “É um sentimento de compromisso e dever cumprido com o povo ampliar a Atenção Básica. Nosso dever é cuidar de todos, como dos ribeirinhos que tem uma grande necessidade”, destacou a secretária de saúde, Eugênia Teles.

A Unidade Básica de Saúde Fluvial de Barcarena faz uma homenagem à Agente Comunitária de Saúde, Nazaré Lira, que foi muito atuante na saúde pública municipal no Bairro Novo.


Em 2018 ela faleceu vítima de Leucemia. A UBS é um investimento de R$ 2,3 milhões de reais, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida da prefeitura de Barcarena.



62 visualizações