• Jornal Barcarena

Assembleia de Deus em Barcarena se prepara para festejar 80 anos de história


O ano de 2019 para a igreja Assembleia de Deus, em Barcarena sede, é de festa. O mês de novembro, tão esperado com uma placa de contagem regressiva no templo sede, demonstra a ansiedade de festejar 80 anos de história e missão nestas terras. Uma programação especial aguarda os pelo menos 7 mil fiéis que compõe a igreja.


Foto: Arquivos Assembleia de Deus


Localizado na Lameira Bittencourt, esquina com a Magalhães Barata, o templo sede é um marco histórico para a vida daqueles que iniciaram o projeto de missão e dos que dão continuidade nos dias atuais. Mas, o que talvez poucos sabem, é que o início de tudo se deu nas ilhas de Barcarena.


Foto: Arquivos Assembleia de Deus

Em novembro de 1939 na localidade de Utinga-Açú, iniciou-se o trabalho pentecostal com a chegada das irmãs Domingas Ferreira e Fé Moraes, que aceitaram Jesus em Belém e trouxeram a ideia para a região. Logo a mensagem se espalhou pelos arredores como: Vila de São Francisco, Itupanema, Laranjal, Vila do Conde, dentre outras.


Foto: Arquivos Assembleia de Deus

Por onde passavam anunciavam uma mensagem de fé e esperança. O início não foi fácil, pois muitas pessoas da época não aceitaram o evangelho, foram hostis e muitas vezes usaram de violência com os pioneiros. Porém, eles foram persistentes. Em 1959 o evangelho alcançou Barcarena sede, onde foi adquirido um terreno para construção do primeiro Templo Central, que está localizado em seu lugar de origem até os dias de hoje.


Foto: Arquivos Assembleia de Deus

Os primeiros irmãos deste contexto histórico são: Valdivino e esposa; Edgar, João Inácio e Lucideia; Manoel dos Santos Benjamim e outros que foram de suma importância para a propagação do evangelho. Construída a igreja no Utinga-Açú, erguido o templo sede em Barcarena, a primeira congregação do grupo a ser construída foi a Assembleia de Deus no Bairro Novo, congregação Boas Novas, que soma 11 anos de história. Com essa primeira ramificação, 36 congregações distribuídas pelos bairros de Barcarena e zona rural.


Foto: Arquivos Assembleia de Deus

A Assembleia de Deus conta com alguns setores que são: grupo de obreiros, de senhoras, de jovens, crianças e de adolescentes. Os dias de culto são: no templo central aos domingo, nas terças e quintas. Nas congregações aos domingos, quartas e sextas.

Bem antes de começar o mês de novembro, algumas atividades ocorreram na cidade em alusão à festa de 80 anos. Houve presença no desfile escolar de 7 de setembro, casamento comunitário, sessão solene da Câmara de vereadores de Barcarena, louvor saudade, entre outros. E no ápice da festa, de 15 a 17 de novembro, eventos no ginásio municipal ás 19h. Nos dias 18 e 19, às 19h no templo central. Uma carreata também está marcada para estes dias.


Confira mais dessa história



415 visualizações