
Jornal Barcarena
Assembleia de Deus em Barcarena se prepara para festejar 80 anos de história

O ano de 2019 para a igreja Assembleia de Deus, em Barcarena sede, é de festa. O mês de novembro, tão esperado com uma placa de contagem regressiva no templo sede, demonstra a ansiedade de festejar 80 anos de história e missão nestas terras. Uma programação especial aguarda os pelo menos 7 mil fiéis que compõe a igreja.

Localizado na Lameira Bittencourt, esquina com a Magalhães Barata, o templo sede é um marco histórico para a vida daqueles que iniciaram o projeto de missão e dos que dão continuidade nos dias atuais. Mas, o que talvez poucos sabem, é que o início de tudo se deu nas ilhas de Barcarena.

Em novembro de 1939 na localidade de Utinga-Açú, iniciou-se o trabalho pentecostal com a chegada das irmãs Domingas Ferreira e Fé Moraes, que aceitaram Jesus em Belém e trouxeram a ideia para a região. Logo a mensagem se espalhou pelos arredores como: Vila de São Francisco, Itupanema, Laranjal, Vila do Conde, dentre outras.

Por onde passavam anunciavam uma mensagem de fé e esperança. O início não foi fácil, pois muitas pessoas da época não aceitaram o evangelho, foram hostis e muitas vezes usaram de violência com os pioneiros. Porém, eles foram persistentes. Em 1959 o evangelho alcançou Barcarena sede, onde foi adquirido um terreno para construção do primeiro Templo Central, que está localizado em seu lugar de origem até os dias de hoje.

Os primeiros irmãos deste contexto histórico são: Valdivino e esposa; Edgar, João Inácio e Lucideia; Manoel dos Santos Benjamim e outros que foram de suma importância para a propagação do evangelho. Construída a igreja no Utinga-Açú, erguido o templo sede em Barcarena, a primeira congregação do grupo a ser construída foi a Assembleia de Deus no Bairro Novo, congregação Boas Novas, que soma 11 anos de história. Com essa primeira ramificação, 36 congregações distribuídas pelos bairros de Barcarena e zona rural.

A Assembleia de Deus conta com alguns setores que são: grupo de obreiros, de senhoras, de jovens, crianças e de adolescentes. Os dias de culto são: no templo central aos domingo, nas terças e quintas. Nas congregações aos domingos, quartas e sextas.
Bem antes de começar o mês de novembro, algumas atividades ocorreram na cidade em alusão à festa de 80 anos. Houve presença no desfile escolar de 7 de setembro, casamento comunitário, sessão solene da Câmara de vereadores de Barcarena, louvor saudade, entre outros. E no ápice da festa, de 15 a 17 de novembro, eventos no ginásio municipal ás 19h. Nos dias 18 e 19, às 19h no templo central. Uma carreata também está marcada para estes dias.
Confira mais dessa história