• Jornal Barcarena

Amigas de Barcarena comemoram ausência de câncer de mama em companheira com fotos temáticas

Atualizado: 17 de Out de 2019


Foto: Rosi fotógrafa e Fabiane Fontenele

Um grupo de amigas da Vila dos Cabanos comemorou a saúde da companheira de pedalada Cléo Barbalho, com fotos temáticas nas redes sociais. Faz um mês que Cléo recebeu a notícia de suspeita de câncer na mama esquerda. Durante esse período, suas amigas acompanharam todo o processo. Com o resultado afirmando que Cléo não apresentava a doença, elas usaram seus capacetes de diversão para comemorar a vitória da saúde da amiga.

Trata-se de um grupo com cerca de 30 amigos, entre homens e mulheres que todos os dias pedalam às 6h da manhã da Vila dos Cabanos até a Praia do Caripi, num percurso de 20 km. Parte desses amigos, um grupo de mulheres, se uniu para saudar a saúde da amiga Cléo. "Um mês atrás eu fiz um procedimento na mama esquerda que estava com suspeita de câncer. Fiz uma biópsia e minhas amigas do pedal das 6h acompanharam toda minha angústia e sofrimento. Ontem saiu o resultado e graças a Deus deu ausência de malignidade. Aproveitamos o mês de outubro e brindamos minha vitória e fizemos fotos", disse Cléo muito feliz.


Foto: Rosi fotógrafa e Fabiane Fontenele

Uma das amigas que comemorou a saúde da companheira, foi Maura Lagoia. Ela disse ter ficado muito feliz com o resultado de Cléo valendo a pena as fotos. "A Cléo é uma pessoa muito especial, uma amiga que está ao nosso lado a toda hora. Quando ela falou do problema dela ficamos sempre dando força e principalmente em oração e com muita fé. Recebemos o melhor resultado porque para Deus nada é impossível. Foi maravilhoso fazer essas fotos", disse.

Com todo o carinho, apoio, amor, oração e com o ensaio fotográfico das amigas, Cléo disse acreditar que ainda existem pessoas que cuidam das outras. "Super amada com tudo isso. Num mundo de hoje que as pessoas estão super insensíveis com a dor do irmão, precisamos um do outro sempre, principalmente do ombro amigo, uma palavra de conforto, mão estendida e um carinho. Rezamos juntas uma dando força pra outra", disse.


Foto: Rosi fotógrafa e Fabiane Fontenele

Câncer de mama

O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Para o ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil. 

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia; descamação ou ulceração do mamilo; secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. Na apresentação desses sintomas, um médico deve ser consultado para investigação do caso.

Em Barcarena, ocorre uma programação de apoio e serviços de prevenção no dia 26 de outubro. A ação é de 8h às 12h na Praça da Bíblia.

Com informações do Ministério da Saúde

0 visualização